1ª CIB DO ANO DEBATE VACINAÇÃO ANTIRÁBICA E NOVAS AÇÕES RELACIONADAS ÀS ARBOVIROSES

A Comissão Intergestores Bipartite realizou a primeira reunião de 2018, no último dia 6, com a presença de quase todos os municípios do Estado. Em pauta, dezenas de pontos para pactuação e aprovação, dentre os quais tiveram maior debate dois pontos: um que trata da estimativa canina e felina para a Campanha Antirrábica Animal de 2018, e outro que trouxe novas regras reorganizando as Microáreas dos Agentes Comunitários de Endemias, definindo rotinas de alimentação regular dos sistemas de informação relacionados às Arboviroses, e também novas diretrizes estaduais para o controle vetorial focado nas visitas domiciliares e alterando a estratégia de levantamento do índice de controle do mosquito Aedes Aegypti.

Estes temas ligados às Arboviroses foram pactuados e aprovados durante a CIB e a partir de maio devem promover alterações nas rotinas dos ciclos. Uma delas é que os agentes não mais farão o recolhimento de larvas durante as visitas, com o objetivo de deixar o ciclo mais rápido para ser fechado. As coletas passam a ser realizadas entre os ciclos, aumentando a cobertura e a qualidade dos resultados apresentados no ciclo. O gerente de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, Evesson Farias, também pediu a atenção dos gestores municipais para traçar estratégias para os imóveis rurais (incluindo aqui os povoados e retiros) onde existe uma grande índice populacional desassistido e onde a infestação tem se repetido. Para maiores informações, foi disponibilizado o telefone 3218-4882.

Com relação à Vacinação Antirrábica nos municípios, foi pactuada e aprovada a estimativa de número de animais a serem imunizados na campanha que começa em 19 de março, seguindo até 19 abril. Os quantitativos apresentados por município serão enviados por email aos gestores nos próximos dias, bem como o material a ser usado na campanha já começou a ser entregue pela SESAU. A previsão é de que sejam imunizados 260 mil cães e 68,8 mil gatos em todo o estado.

Durante a apresentação da pauta na Reunião Ordinária do Cosems pela manhã, chegou a ser divulgado que os vacinadores não receberiam este ano a verba relacionada a incentivo para o trabalho na zona rural, o que gerou manifestações contrárias dos secretários presentes, destacando a desmotivação que a medida poderia gerar, comprometendo o resultado na campanha no campo. No entanto, durante a CIB foi anunciado que haverá a manutenção do incentivo.  Para as questões ligadas à vacinação antirrábica, foi disponibilizado o telefone 3218-1778 para sanar dúvidas e buscar mais informações.

 

FUNASA E O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Durante a Reunião Ordinária do COSEMS/TO, realizada no período da manhã, também houve a participação de técnicos da FUNASA alertando os gestores para a prorrogação do prazo para adesão de municípios que ainda não possuem o Plano Municipal de Saneamento Básico. O objetivo do cadastro é solicitar recursos para a elaboração deste documento que será obrigatório a partir de 2019, para qualquer município que venha a buscar recursos da Saúde para ações de saneamento básico.

A prorrogação do prazo segue a Portaria nº 964 e estende até o dia 28 de março o período para realizar o cadastro dos municípios.  

Ao se castrar, o município também estará recebendo a capacitação de dois servidores para atuarem na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Quem quiser mais informações poderá entrar em contato pelo telefone 3218-1840 ou pelo email coreto.gab@funasa.gov.br. 

 

* Confira as fotos clicando aqui. 

  • 08 de março de 2018

  • Ascom Cosems

Compartilhar

Parceiros