2ª Reunião Ordinária da CIB tem prévia de indicadores da Vigilância Sanitária e de vacinação

Os gestores municipais que estiveram presentes na 2ª Reunião Ordinária do COSEMS e da CIB, tiveram a oportunidade de conhecer uma prévia dos indicadores da Vigilância Sanitária de Pactuação Interfederativa e do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Esses resultados podem representar incremento de recursos financeiros no caixa das Secretarias Municipais de Saúde, desde que sejam alcançados 70% das metas previstas para o município.

Como os dados ainda estão sendo finalizados no sistema, os municípios ainda podem corrigir alguma inconsistência verificada. Para isso, a gerência da Sala de Situação de Saúde está entrando em contato com alguns municípios para validar as informações. Durante a reunião, os municípios que quiseram receber as informações detalhadas também já solicitaram o relatório que foi entregue em mãos. Vale destacar que os índices serão adotados como critério para o prêmio Secretário Nota 10 de 2018.

Outros dados importantes que divulgados foram os relacionados à cobertura vacinal, números que levaram a uma reflexão conjunta entre Estado e Municípios. A técnica Rosângela Guimarães apresentou os resultados da imunização por tipo de vacina e chamou a atenção para os baixos índices informados nos sistemas. Vários secretários aproveitaram a oportunidade para manifestar as dificuldades que enfrentam, desde as limitações com internet e a necessidade de abastecer dois sistemas distintos, a falta de qualificação de profissionais para as salas de vacina, até mesmo a falta de recursos para o deslocamento das equipes. Outro ponto que foi bastante cobrado foi o desabastecimento por parte do Estado e a dificuldade de repor estoques das salas de vacina. A superintendente Perciliana Bezerra pediu 30 dias para reorganizar os estoques e melhorar o atendimento dos municípios.

Ainda foi aprovada a pactuação Interestadual entre o Tocantins e o município de Goiânia para custear o tratamento de pacientes Fora de Domicílio (TFD) para o período de abril de 2019 a março de 2020, e homologada a Programação Anual de Ações de Vigilância Sanitária de dezenas de municípios.

A CIB também aprovou o credenciamento do Hospital Municipal Antônio Pires para prestar serviços de laqueadura e vasectomia no município de Peixe.

A próxima reunião da CIB está prevista para 17 de abril.

  • 22 de março de 2019

  • Ascom COSEMS TO

Compartilhar

Parceiros