4 experiências do Tocantins são premiadas na 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”

Quatro projetos realizados no estado do Tocantins foram premiados nesta sexta-feira (27), na 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, que faz parte da programação do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 6º Congresso Norte e Nordeste. As iniciativas premiadas foram selecionadas entre as 342 experiências apresentadas durante o Conasems, e receberam a premiação durante o último dia do Congresso, que encerrou hoje as atividades no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Entre as experiências vitoriosas, duas foram escolhidas por votação popular, de acordo com o público que prestigiou as apresentações realizadas durante o 34º Conasems. As iniciativas agraciadas nessa categoria são “Projeto Diva Fitness”, do município de Sítio Novo; e “Saúde do homem: uma partida que estamos vencendo”, da cidade de Guaraí.

 

Já na categoria de web documentários, na qual 23 estados brasileiros tiveram projetos selecionados para a produção de vídeos, que será realizada com apoio do próprio Conasems, o projeto vencedor no estado do Tocantins foi o “Diagnóstico situacional: uma ferramenta que potencializa o planejamento e execução das ações e cuidado nas equipes de estratégia de saúde da família”, desenvolvido no município de Porto Nacional e considerada a melhor experiência apresentada pelo Tocantins. Os premiados nesta categoria foram selecionados após uma avaliação por júri especializado, composto por 50 avaliadores.

Além das categorias voto popular e web documentários, a 15ª Mostra “Brasil Aqui tem SUS” também premiou projetos divididos em oito temáticas voltadas à área da saúde, cuja avaliação é feita por um júri de 42 profissionais de saúde, técnicos e professores. Neste quesito o  destaque pelo Tocantins foi o município de São Salvador, com o projeto voltado à promoção da saúde “Grupo de vida saudável – auriculoterapia, atividades físicas e reeducação alimentar no combate à obesidade.”

Ao final da premiação foi realizada a solenidade de encerramento do 34º Conasems e 6º Congresso Norte e Nordeste. Durante o discurso de conclusão, além da avaliação geral do evento foram apresentadas as expectativas para os próximos anos. De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, uma das metas é possibilitar a apresentação de 500 experiências bem sucedidas na gestão da saúde municipal, 30% a mais do que a programação deste ano. O próximo Conasems será realizado em 2019 na cidade de Fortaleza (CE).

  • 28 de julho de 2018

  • Ascom COSEMS/TO - Ingrid Bico e Regina Azevedo

Compartilhar

Parceiros