A convite do Conasems, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins participa do lançamento do PrevCov

A Convite do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), Rondinelly da Silva e Sousa, e o Diretor Financeiro, Amilton Pereira Lopes, representaram o Tocantins nesta quarta-feira, 05, em Brasília, no lançamento da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov). A iniciativa é do Ministério da Saúde e foi apresentada por técnicos do MS e pelo Ministro Marcelo Queiroga. Também participou do evento o Secretário-Executivo do Conasems Mauro Junqueira.


De acordo com Rondinelly é muito importante a participação do COSEMS em um evento como este. Ele agradeceu o convite realizado pelo Conasems e se colocou à disposição para auxiliar na divulgação da Pesquisa no Estado do Tocantins. "Agradecemos a toda a equipe do Conasems, na pessoa do Presidente Wilames Freire e do Secretário-executivo Mauro Junqueira. Ficamos muito felizes por este convite, pois uma pesquisa como essa é necessária para dar direcionamento nas ações", afirmou.


Para o Diretor Amilton, o PrevCov permitirá melhores estratégias para o enfrentamento da pandemia. "É um estudo que vai apurar em quais locais a infecção pelo coronavírus tem sido mais intensa.", explicou. A pesquisa vai examinar a amostra do sangue de mais de 211 mil pessoas, de 62 mil domicílios, em 274 municípios. Essas pessoas serão contatadas pelo Ministério da Saúde. Depois do agendamento dos interessados em participar do estudo, será feita a coleta de uma amostra de sangue, na casa dos participantes, que será encaminhada para análise na Fiocruz.

O exame vai apontar se a pessoa foi contaminada ou vacinada anteriormente, e se o organismo desenvolveu imunidade para a doença. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o resultado da testagem vai possibilitar a reabertura controlada da economia em todo o país e a volta à normalidade no Brasil:

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, afirmou que a PrevCov, que terá investimento de R$ 200 milhões, será a maior pesquisa mundial sobre o comportamento do coronavírus. Para divulgar a PrevCov, uma campanha vai ser veiculada nos meios de comunicação.

 

  • 05 de maio de 2021

  • ASCOM COSEMS Com informações da EBC

Compartilhar

Parceiros