A pedido do COSEMS-TO e de demais Conselhos do Brasil, CONASEMS cobra ao Ministério da Saúde resposta sobre desabastecimento de medicamentos no país

O COSEMS-TO, juntamente com outros Conselhos do País, solicitou ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) que buscasse junto ao Ministério da Saúde informações sobre o *desabastecimento de medicamentos no país.* A cobrança ocorreu durante a 5ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), nesta quinta-feira (26). 

A solicitação para resolução da situação foi feita diretamente ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O CONASEMS destacou que: “até o momento não obtivemos resposta por parte do Ministério da saúde do Ofício no 0176/2022, e considerando o tempo percorrido, a situação relatada pelos gestores municipais é que as dificuldades na aquisição destes medicamentos têm se agravado, passando a ser uma situação generalizada em todas as unidades federativas.”

Como forma de buscar uma solução para este problema nacional de desabastecimento, foi pactuado o financiamento de medicamentos incorporados no SUS; Foi proposta pactuação de financiamento dos componentes básico e especializado; Para o financiamento no componente básico, foram pactuados os medicamentos contraceptivos injetáveis de aplicação mensal. Já no componente especializado, foram pactuados medicamentos dos Grupos 1A e 1B.

O COSEMS-TO reforça seu compromisso em auxiliar os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde nesta questão, que tem afetado não apenas os municípios tocantinenses, mas cidades de todo o Brasil.

  • 27 de maio de 2022

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros