A pedido do COSEMS-TO, Secretaria diz que reestruturará hospitais regionais para combate ao Covid-19: plano de contingência para pediatria e obstetrícia também foi debatido

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) se reuniu nesta terça-feira, 14, em Palmas, com o Secretário de Estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tollini. Na pauta, o Convid-19, o plano de Contingência Estadual e a estruturação dos leitos de UTI dos Hospitais Regionais.

As discussões sobre a necessidade de investir nos locais de atendimento público ao cidadão, especialmente pelo momento de pandemia enfrentado, foram levantadas pelos representantes do COSEMS e por secretários municipais presentes. De acordo com o Tollini, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reestruturará os hospitais regionais.

Na questão que envolve o Plano de Contingência, foram debatidas nesta reunião as ações voltadas para a pediatria, ginecologia e obstetrícia. O objetivo é o de alinhar os direcionamentos de atendimento em saúde para mulheres, gestantes, recém-nascidos e crianças.

Estavam presentes o Presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, o Diretor Financeiro, Rondinelly da Silva e Souza, o Secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, a Secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, o Secretário de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, a Secretária de Saúde de Porto Nacional, Anna Crystina, e técnicos da SES-TO.

Ampliação do número de Leitos

No total, o Estado possui 131 leitos de UTI na rede Estadual e outros 157 complementares e privados, totalizando 288 leitos de UTI à disposição do Estado para atendimento de pacientes com quadros moderados a graves, conforme explicou o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini.  “A recomendação do Ministério da Saúde, considerando de forma proporcional da população, é que o Tocantins disponha de pelo menos 200 leitos de UTI para atendimento da demanda”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 131 leitos, o Tocantins se prepara para a ampliação de oferta de leitos específicos para a Covid-19, com previsão de oferta de 355 leitos clínicos e UTI’s (adulto e pediátrico) ampliadas nas três maiores cidades do Estado: o Hospital Regional de Araguaína (HRA) receberá 70 novos leitos clínicos adultos, e 10 leitos de UTI. O Hospital Regional de Gurupi receberá 90 leitos clínicos adultos. Já Palmas, também terá o número ampliado em 125 novos leitos clínicos adultos, e 60 UTI’s adulto e duas UTI’s pediátricas, no HGP, além de 10 novos leitos clínicos pediátricos no Hospital Infantil.

Até o último boletim divulgado pela SES, nessa terça-feira, 14, foram 27 casos confirmados da doença, porém, nenhum paciente encontra-se internado em leitos dos hospitais públicos estaduais. Dos 18 hospitais públicos estaduais, localizados em 15 municípios (Araguaína, Arraias, Alvorada, Araguaçu, Arapoema, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Xambioá), 14 unidades estão com a taxa de ocupação hospitalar abaixo de 50%. O HGP, por exemplo, tem o menor número de ocupação da sua história. O número mostra que as unidades estão preparadas para receberem e oferecerem um tratamento de qualidade a pacientes com a Covid-19.

Plano de Contingência da Covid-19

O Plano de Contingência do Tocantins – novo Coronavírus  segue em vigor e traz condutas e medidas para a assistência ao paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19, visando diminuir o risco de transmissão aos profissionais da Saúde e demais pacientes, garantindo a qualidade do atendimento.

Conforme atualização do plano, o paciente atendido em qualquer unidade da rede pública ou privada do Tocantins que necessite de atendimento especializado, tem o HGP como unidade de referência na região centro-sul do Estado e o HRA na região macro norte.

(Com informações da SECOM-TO)

  • 15 de abril de 2020

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros