Alimentação Saudável é tema de novo curso da UNA-SUS/UFSC

Não é novidade que a prevalência de excesso de peso e obesidade na população infantil e adulta aumentou acentuadamente nas últimas décadas, especialmente nos países desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento, tornando-se uma epidemia mundial. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas estavam acima do peso, em 2014, incluindo mais de 600 milhões de obesos.

No Brasil, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) apontou, em 2016, que a prevalência da obesidade passou de 11,8%, em 2006, para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. O excesso de peso também cresceu entre a população, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016, estando presente em mais da metade dos adultos que residem em capitais do país.

Tendo em vista que uma boa alimentação é fator imprescindível para o bem-estar da população, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – integrante da Rede UNA-SUS – lança nesta quinta-feira o mais novo curso Promoção da Alimentação Saudável na Atenção Básica.

O curso é livre, gratuito, totalmente autoinstrucional e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2018, pelo link.

Com carga-horária de 30h, a oferta tem como objetivo instrumentalizar o profissional de saúde e sua equipe para a promoção de melhores hábitos alimentares, segundo a realidade nutricional daquele território, refletindo em melhores condições de vida e saúde daquela população.

Uma vez que o excesso de peso pode estar relacionado a taxas elevadas de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer, o curso traz leituras, reflexões e discussões que permitem ao aluno elencar as potencialidades, no âmbito da Promoção da Alimentação Saudável, para a construção de uma estratégia fundamental no combate às principais doenças crônicas que têm acometido grande parcela da população brasileira.

A ideia é semear pequenos conceitos que, nas mãos de profissionais engajados, se transformem em melhor qualidade de vida para os brasileiros assistidos pelo SUS.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos. 

 

  • 18 de setembro de 2018

  • Fonte: UNA-SUS

Compartilhar

Parceiros