APOIADORES COMEÇAM A ATUAR NO TOCANTINS

Esta quarta (07) e quinta-feira (08) marcaram o início das atividades dos apoiadores em suas respectivas regiões de saúde no Tocantins. A primeira ação foi justamente participar das CIR’s das regiões que vão atuar e apresentar a forma de trabalho que vão implementar a partir de agora, dando suporte aos gestores do SUS nos municípios.

O Projeto Apoiador é uma parceria do Ministério da Saúde, Conasems/Cosems e Hospital Alemão Oswaldo Cruz e no Tocantins conta com 3 profissionais em campo: Maria da Conceição Marinho, Perciliana Joaquina Bezerra, Yatha Anderson Maciel.

De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, esse projeto tem um papel fundamental no fortalecimento das regiões de saúde e das secretarias municipais e do SUS. “A função do apoiador é tirar o gestor da zona de conforto, é convidá-lo a participar dos espaços de gestão como a CIR, por exemplo, enfatizar a importância das conferências municipais de saúde, do planejamento ascendente, além de dar todo o apoio técnico e levar de forma ágil a informação de qualidade até a ponta”.

Para o presidente do Cosems/TO, Vânio Rodrigues, a concretização do projeto dos Apoiadores é um passo importante para o desenvolvimento do SUS em toda a sua abrangência: “Os apoiadores vão levar segurança aos gestores, acompanhar e orientar para o uso de ferramentas de gestão e estimular os municípios a melhorarem cada vez mais suas ações em prol da comunidade. Esperamos que os municípios saibam aproveitar essa mão amiga que chega para somar ao trabalho que eles já estão fazendo”.

 

PREPARAÇÃO NO HOSPITAL OSWALDO CRUZ

A equipe de apoiadores acaba de participar da oficina integrada dos Apoiadores e Coordenadores realizada em São Paulo-SP, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2017. O encontro serviu para embasar as equipes sobre a amplitude do trabalho que vão realizar nos próximos meses. Entre as temáticas discutidas estava o papel e as atribuições dos apoiadores, destacando as atividades prioritárias a serem desenvolvidas nas regiões de saúde no decorrer do período do projeto que vai de junho a dezembro de 2017. Também foram destacadas as atribuições dos coordenadores e a distinção dos papéis com os apoiadores. 

Segundo o coordenador do projeto no Tocantins, Wolney Jácomo, a perspectiva de trabalho para o mês de junho já está definida: “vamos adequar o Plano de ações já proposto, iniciar o acompanhamento das CIR’s e apresentar a proposta de trabalho, bem como dar sequência ao processo de diagnóstico e monitoramento situacional da gestão e dos serviços de saúde nas regiões”.

 

  • 12 de junho de 2017

  • ASCON COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros