Após articulação do COSEMS-TO, Hospital Municipal de Araguaína receberá recursos para manter 10 leitos de UTI

O Ministério da Saúde (MS) autorizou na última quarta-feira, 17, a liberação de recursos para manutenção de 10 leitos de UTI Adulto Tipo II, que estão em funcionamento no Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

O pedido de articulação junto ao MS partiu do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), que solicitou ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que articulasse junto ao Ministério essa liberação de recursos. Nos próximos dias a Portaria com a habilitação dos leitos e do repasse para manter o custeio, será publicada.

De acordo com o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Souza, essa é uma conquista para todo o Estado, mas principalmente para as regiões de saúde Bico do Papagaio, Médio Norte e Cerrado Tocantins Araguaia, que têm Araguaína como referência.

“Entramos em contato com o nosso Conselho Nacional, com quem temos uma excelente relação, e pedimos essa mediação junto ao Ministério da Saúde. Fomos prontamente atendidos e recebemos essa semana a informação de que a proposta já está autorizada. Uma conquista não só para gente enquanto Gestor, mas principalmente para os nossos cidadãos, que porventura venham a necessitar dessas UTIs”, disse.

A Diretora Adjunta de Comunicação do COSEMS e Secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula dos Santos Andrade, também esteve à frente, junto com a Diretoria do Conselho, do processo de intermediação junto ao Conasems.

Os recursos

Neste primeiro momento foi aprovada a proposta de liberação de recursos para a manutenção das UTIs. Posteriormente o MS publicará uma Portaria autorizando a liberação da verba, que será destinada para a Araguaína. No total o valor da proposta é de R$ 480 mil, para manter o funcionamento dos leitos no município e atender as demandas do Estado, mas principalmente das regiões de saúde que possuem a cidade como referência.

 

Foto: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

  • 19 de março de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros