Com a presença do Presidente do CONASEMS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins realiza o evento AcolheSUS 2021

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) realizou na manhã desta terça-feira, 23, o Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde – 2021. O objetivo é o de promover o compartilhamento de conhecimento, por meio de mesas de debates, palestras e apoio institucional, especialmente aos novos Secretários Municipais de Saúde.

Fizeram parte da Mesa de Abertura o Presidente Jair Pereira Lima, representando a Diretoria do COSEMS, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Willames Freire, o Secretário de Estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tollini, o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde Relmivam Milhomem, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Mario Benício dos Santos e o Coordenador Substituto do Distrito Sanitário Estadual Indígena (DSEI) Valterir Matias.

Durante seu pronunciamento o Presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, agradeceu a presença de todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins e das autoridades presentes na reunião. Ele também deixou sua mensagem de agradecimento por sua passagem como Presidente da instituição e se colocou à disposição de todos e todas. “Aos novos Gestores, esse momento de Acolhimento é voltado principalmente para vocês. Eu tenho certeza de que quem assumiu essa pasta dará conta. A gente tem que gostar, porque não tem dia e não tem hora, nem feriado. Temos que estar juntos e o COSEMS está inteiramente ao dispor para ajudar naquilo que for possível”, afirmou.

Para o Presidente do CONASEMS, Willames Freire, que palestrou sobre o tema “Desafios e Perspectivas da Gestão do SUS para o ano de 2021”, a judicialização, a atenção primária, os mais médicos, a regionalização entre outras demandas, são adversidades que serão enfrentadas pelos Gestores. “Mas o maior desafio no momento é o enfretamento ao Coronavírus, a vacinação, lidar com incertezas e tranquilizar a população de que a vacina vai chegar”, ressaltou.

Freire também direcionou um momento de sua fala aos novos gestores que assumiram em 2021. No Tocantins, Estado com 139 municípios, cerca de 70% dos Secretários Municipais de saúde assumiram este ano.  “Vocês estão cuidando da Secretaria mais importante de um município, a pasta que cuida da vida as pessoas. Ser secretário de saúde não é fácil e os desafios são enormes. A vocês que estão assumindo pela primeira vez não tenham medo. Encarem o desafio como oportunidade de melhorar a saúde da população”, declarou.

Em sua fala, o de Estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tollini também deu boas-vindas aos novos Secretários Municipais de Saúde e falou sobre a importância de enfrentar em conjunto os desafios impostos. “Todos fazemos parte de uma mesma rede que é tripartite. União, Estado e Municípios têm a sua responsabilidade e precisamos fazer a nossa parte, mesmo com poucas condições. Toda Secretaria precisa entregar uma resposta rápida à nossa comunidade”, disse.

O evento

O AcolheSUS 2021 ocorreu nesta terça-feira, 23, em Palmas de forma semipresencial, devido ao aumento significativo de casos da COVID-19 e ao Decreto Municipal de Palmas nº 1.996 de 19 de fevereiro de 2021, que estabelece regras para realização de eventos. Somente os componentes da Mesa estiveram presentes. Já os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde acompanharam o evento virtualmente.

Eleição também será virtual

A Assembleia Geral Ordinária, momento em ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretoria e Conselho Fiscal do COSEMS-TO para o próximo biênio, também ocorrerá de forma virtual nesta terça-feira, 23 de fevereiro, logo após a programação do AcolheSUS.

 

  • 23 de fevereiro de 2021

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros