Com apoio do COSEMS-TO e de diversas entidades e instituições, evento do MS: "Saúde em Campo: o futuro da APS no Tocantins" é realizado no Estado

Nesta sexta-feira, 05 de maio, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) foi palco do evento "Saúde em Campo: o futuro da APS no Tocantins", que contou com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO). O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) em parceria, além do COSEMS-TO, do deputado federal Ricardo Ayres, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio, Assembleia Legislativa e OAB Tocantins.

"Quero agradecer a presença de todos os Secretários de Saúde e seus técnicos da APS que compareceram a este evento tão importante. Agradeço também ao Secretário da SAPS, Nésio Fernandes, em nome de toda a equipe do Ministério da Saúde, por apoiar e colaborar para a realização deste encontro. Ao Deputado Ricardo Ayres, que está encabeçando essa iniciativa, meu sincero agradecimento. Ao Deputado Gutierres Toquarto, representando aqui o parlamento do Estado. Aos Prefeitos, na pessoa do Presidente da ATM Diogo Borges, e aos profissionais da saúde Estadual, na pessoa do Secretário Afonso Piva, também agradeço por estarem aqui e contribuírem para o debate de ideias e soluções para a saúde pública do Tocantins", afirmou Rondinelly Souza.

Em sua fala, o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que “estamos dedicados a criar estratégias para aumentar o diálogo e auxiliar a todos os gestores municipais e estaduais a expandir equipes, fortalecer o SUS e entregar um sistema de saúde que atenda a todos os tocantinenses com rapidez e qualidade”.

Segundo o deputado federal, Ricardo Ayres, idealizador do evento, a ação é necessária para o desenvolvimento da APS. “O Tocantins tem uma das maiores redes de Atenção Primária do Brasil, nós somos 368 unidades básicas que funcionam nos 139 municípios. Mas não basta essa cobertura se a gente não buscar um atendimento com eficiência e qualidade, por isso esse evento, para propor estratégias”. 

Segundo a secretária municipal de saúde de Pium, Neila Lopes Barros, “esse evento é fundamental, principalmente, sendo atenção primária porta de entrada da saúde do município. Nós temos que fazer as ações preventivas, para não deixar o nosso munícipe adoecer e chegar ao hospital, para que ele tenha realmente uma saúde de qualidade, e acredito que os assuntos que aqui serão discutidos irão melhorar cada vez o nosso trabalho”.

Participação 

O evento contou ainda com a participação de representantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio, da Assembleia Legislativa e da OAB Tocantins. Juntos, esses órgãos e instituições reforçaram o compromisso com a melhoria da saúde pública no estado e a importância da Atenção Primária à Saúde como base para uma assistência integral e de qualidade.

Programação

Na sexta-feira, 05, o evento contou com o debate sobre os desafios e as perspectivas da APS no Tocantins e o atendimento dos técnicos do MS aos prefeitos e secretários municipais de saúde. Já no sábado, 06, o Programa Saúde em Campo terá ação na cidade de Augustinópolis, na Câmara Municipal da cidade. 

(Com informações da SES-TO)

  • 05 de maio de 2023

Compartilhar

Parceiros