Com apoio do COSEMS-TO, Governo do Tocantins realiza treinamento sobre plataforma do Telemedicina “TOSAÚDE”

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com o Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), realizam nesta sexta-feira, 28, às 9h30, Webinário sobre a utilização da Plataforma Estadual de Telemedicina: TOSAÚDE, para profissionais de saúde dos 139 municípios que trabalham na Rede de Atenção à Saúde. O evento ocorrerá na modalidade on-line, por meio da Plataforma Zoom.

Segundo a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Ribeiro Veloso Pinto, “o evento trará orientações sobre a plataforma on-line de atendimento médico, que irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias na semana, para atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, por teleconsulta; e, ainda possibilitará o atendimento em grande escala; assistência à distância, evitando grandes deslocamentos e superlotação nas unidades de saúde; contribuirá na identificação precoce e monitoramento dos casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19; otimizará a demanda reprimida de consultas especializadas; e, diminuirá o tempo de espera do usuário na fila do atendimento”, destaca a Superintendente.

TOSAÚDE

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está ofertando a Plataforma Estadual de Telemedicina, denominada TOSAÚDE, para complementar a oferta de especialidades e o atendimento a casos suspeitos e/ou confirmados da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde (RAS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de reorganização da assistência decorrente da pandemia da Covid-19.

TOSAÚDE é uma plantaforma on-line de atendimentos médicos que conta com Teletriagem, Teleconsulta, Telinterconsulta e Telemonitoramento. A Teletriagem auxilia na interpretação de sinais e sintomas, por meio da coleta de dados de saúde diretamente com o paciente, para assessorar a conduta clínica dos médicos. A Teleconsulta permite ao paciente realizar uma consulta on-line, de forma segura, utilizando uma interface web ou de um aplicativo móvel. Já a Teleinterconsulta ocorre quando há troca de informações e opiniões entre médicos (também conhecida como segunda opinião), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico, com intermédio da tecnologia. E o Telemonitoramento é o acompanhamento da situação de saúde dos pacientes, por intermédio da atualização dos dados clínicos e avaliação da evolução da situação de saúde.

Acesso ao Webinário por meio do link: https://conasems-br.zoom.us/j/93210788429?pwd=Q3BJUEYzRXAxNVhISnNIVTZoZkF5UT09
ID da reunião: 932 1078 8429
Senha de acesso: 023206

Edição: Caroline Spricigo

  • 28 de maio de 2021

  • SECOM - TOCANTINS

Compartilhar

Parceiros