CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE DEBATE A IMAGEM DO SUS E O DIREITO À SAÚDE

Como construir argumentos e iniciativas que possibilitem uma disputa de narrativa com a mídia formal e por um SUS positivo? A pergunta norteou discussões durante a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação e Saúde, realizada em Brasília entre os dias 18 e 20 de abril. O encontro teve o objetivo de instituir uma política de comunicação social em defesa do SUS e do direito à saúde.

A Conferência buscou subsidiar as ações do controle social em comunicação em Saúde, trabalhando um conceito único de acesso à informação ao direito de acesso à saúde. Destacou também os parâmetros de comunicação para comunicadores e militantes em Saúde, nas diversas plataformas de produção, edição e disseminação de informações.

Durante as mesas de debate, foram apresentados projetos que já trabalham esses objetivos de valorização do SUS, dentre eles os relatos de quem vive a saúde pública na ponta e o que se tem de positivo do SUS.

Para Juliana Acosta, conselheira nacional de saúde e mediadora de uma das mesas de debate, é preciso apresentar estratégias para que se possa garantir as vozes da saúde pública. “O grande desafio da comunicação em saúde é criar alternativas para a democratização da informação de quem está na ponta. Utilizar espaços, como as mídias digitais, é mais uma forma de alcançar diversos atores envolvidos na defesa da saúde pública”, afirmou.

Transcorrido outros debates, foi consenso que o enfrentamento do monopólio da comunicação é necessário para a construção de uma narrativa em defesa do Sistema Único de Saúde. Entre as alternativas, está a atuação de comunicadores nas redes sociais, assim como a qualificação das discussões entre os defensores do sistema. “É necessário fazer esse debate sabendo que todas as mazelas do SUS têm sido apropriadas como discurso para desmontar o sistema. Precisamos nos comunicar para que a população se sinta dona do SUS, sem contribuir com o discurso de desmonte”, avalia Márcia Corrêa, gerente do Canal Saúde da Fiocruz.

A Conferência reuniu jornalistas, blogueiros, coletivos comunicadores, estudantes e Conselhos nacionais, estaduais e municipais.

  • 24 de abril de 2017

  • ASCOM COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros