Conselho lança campanha “#VisiteDepois”: objetivo é conscientizar pessoas a evitarem visitas a municípios durante a Pandemia

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) lançou nesta quinta-feira, 21, a campanha “#VisiteDepois”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas a não visitarem seus familiares e amigos, especialmente em municípios do interior do Estado, durante a Pandemia de Coronavírus. A intenção é de levar informações sobre diversos problemas ocasionados nas cidades, como a circulação e proliferação do vírus.

A iniciativa foi pensada depois de Gestores de Saúde detalharem sobre diagnósticos positivos de Covid-19. Muitos casos nesses municípios do interior foram confirmados após a visita de pessoas de fora e também após moradores retornarem de cidades com vários casos da doença.

Para Luziane de Oliveira Santos Nogueira, Secretária de Saúde de Itaguatins, as visitas de pessoas de outros municípios foram determinantes para a proliferação do vírus. A cidade, que até esta quinta-feira, 21, possuía 16 casos confirmados, conseguiu identificar que houve o contato da maioria dos diagnosticados, com pessoas que estavam de passagem por Itaguatins.

“Como diz a campanha do COSEMS, não é hora de visitar as pessoas que moram no interior. Precisamos cuidar do nosso povo, especialmente os que são grupo de risco. Peço que as pessoas se conscientizem e que, caso seja mesmo necessário vir a nossa cidade, que informem a Secretaria de Saúde para que possamos orientar e monitorar como se deve”, explicou.

De acordo com a Secretária de Saúde de Dueré, Mariana da Silva Coelho, ações de informação são de extrema importância para a conscientização da sociedade. O município da Gestora foi um dos que tiveram casos positivos, vindos de outras cidades. “Tivemos problemas com pessoas que moram em nossa cidade e que receberam parentes de outro município que já tinha casos confirmados de Covid-19. Daí surgiram os nossos primeiros casos. Portanto a recomendação de não visitar é muito importante. Precisamos do apoio de todos para combater o Coronavírus”, disse.

Recomendações

Na campanha é esclarecido que não é hora de visitar familiares e amigos que moram no interior. Também é reforçado que as pessoas devem evitar viagens para cidades maiores, com muitos casos confirmados.

O Conselho reconhece que há situações em que algumas visitas são necessárias e indispensáveis. Nestes casos, ele recomenda à população a seguir as orientações da Secretaria de Saúde do Município, como permanecer em isolamento prévio e posterior à visita.

Após ouvir alguns Secretários de Saúde dos municípios, o COSEMS-TO montou uma pequena lista de recomendações a serem seguidas por aqueles que não podem adiar uma visita. São elas:

  1. Se for uma visita rápida, como um final de semana, adie.
  2. Antes de visitar alguém, permaneça em isolamento prévio por até 14 dias.
  3. Ao chegar em um município, permaneça em isolamento por até 14 dias.
  4. Se for receber visita, informe com antecedência a Secretaria Municipal de Saúde.
  5. Se for você o visitante tenha consciência: você pode estar levando o vírus para as pessoas que você ama e para uma comunidade inteira.
  6. Está com algum sintoma, comunique imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde.
  7. Ajude sempre a Secretaria Municipal de Saúde a monitorar os casos. Ela é sua melhor amiga neste momento de Pandemia.

Secretários de Saúde explicam os problemas

Dalma Dias, Secretária de Oliveira de Fátima, cidade com 1.112 habitantes

“As pessoas vêm ao nosso município visitar familiares, mas não fazem o isolamento prévio, nem posterior. Elas andam nas ruas normalmente como se nada estivesse acontecendo. Então a gente recebe inúmeras ligações de pessoas reclamando e denunciando. Já fizemos um comunicado tentando esclarecer sobre os problemas, mas muitos dos que vêm de fora não ouvem. Esse é uma das nossas dificuldades. Orientamos tudo, mas não há conscientização dos visitantes".

 

Luiz Borges, Secretário de Saúde de Carmolândia, cidade com 2.580 habitantes

“Carmolândia fica a 32km de Araguaína, epicentro dos casos de Covid-19 no nosso Estado. No dia das mães, por exemplo, tivemos um problema sério. Muitos vieram visitar seus pais e mães e pela proximidade de Araguaína, a quantidade de visitantes é enorme. Também vieram pessoas de Goiânia, que estão de folga ou perderam o emprego. Buscamos sempre orientar a todos e todas que fiquem em casa. Esse trabalho envolve toda uma equipe de saúde, veículos da pasta. Porém, percebemos que muitos não têm consciência e não colaboram. Alguns chegam a nossa cidade após andar de ônibus com outras pessoas e não seguem as orientações. Aqui é uma cidade pequena e todos se conhecem. Por isso peço aos cidadãos que não recebam parente ou amigo por enquanto. Estamos fazendo um trabalho árduo e até o momento o vírus ainda não chegou aqui. Com o apoio de todos podemos permanecer assim”.

 

Samara dos Santos Rezende Feitosa, Secretária de Saúde de Bandeirantes, cidade com 3.553 habitantes

“Nós estamos com dificuldades nos municípios pequenos, e conversando com os colegas Gestores, vejo esse problema é praticamente geral, na questão dos familiares que moram nas cidades grandes e querem se refugiar por aqui. Muitos não cumprem o isolamento e não seguem as orientações técnicas da saúde. Como a cidade é pequena e todos se conhecem, a população começa a ligar para a gente. Estamos fazendo a nossa parte, orientando e buscando conscientizar as pessoas que vem de fora a não circular pelas ruas, porque isso faz com a nossa população fique exposta e com medo. É preciso que essas pessoas e seus familiares se conscientizem do problema que é essa pandemia e nos ajudem a vencer essa batalha”.

 

Jurandir Fidelis, Secretário de Saúde de Pau D’arco, cidade com 4.849 habitantes

“Uma das nossas maiores dificuldade é que as pessoas não nos comunicam quando recebem visitas. Como somos uma cidade beira-rio, muitos estão saindo de municípios maiores e alugando casas por aqui durante a pandemia, principalmente vindos de Araguaína, cidade com mais casos de Covid-19 no Tocantins. Temos feito um trabalho bem difícil para identificar essas famílias que alugaram casas para passar essa temporada de isolamento em Pau D’arco. O problema é que elas não comunicam a saúde dessa mudança e, num primeiro momento negam informação, falam que estavam na zona rural. Nossa equipe então realiza todos os procedimentos técnicos de monitoramento. Porém temos essa grande dificuldade de fazer a triagem das pessoas que vêm de fora, pois elas não procuram a saúde municipal. Elas geralmente são de cidades maiores e procuram nossa cidade porque até o momento não temos casos confirmados. Ao se sentirem seguros aqui, começam a andar para todos os lados mesmo se ter realizado o isolamento e sem os cuidados necessários. A nossa comunidade já está bem consciente do que deve ser feito, mas quem vem de fora não”.

 

Elizângela Ribeiro Fernandes, Secretária de Saúde de Sucupira, cidade com 1.966 habitantes

“Nesse momento muitas pessoas estão procurando a casa de familiares pra visitar ou morar. Nos finais de semana, por exemplo, muitas pessoas saem de cidades maiores para ir pra zona rural da nossa cidade. Por mais que a gente faça o serviço de divulgação de informações, de monitoramento dessas pessoas de fora, realizando as consultas in loco e fazendo toda a triagem necessária, ainda é muito difícil a falta de conscientização. Pedimos para as pessoas não saírem de casa e evitarem receber visitas de parentes de outros municípios, mas geralmente muitos vêm cá numa sexta e voltam pras suas cidades de origem na segunda. Ficamos fazendo trabalho de monitoramento dos que receberam visitas durante dias, mas muitos não seguem as recomendações. É um momento complicado e precisamos da ajuda de todos para que possamos vencer esse vírus”.

 

  • 21 de maio de 2020

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros