COSEMS PARTICIPA DE OFICINA PARA ATUALIZAR A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

O diretor financeiro do COSEMS/TO, secretário Sinvaldo dos Santos Moraes, participou nesta quinta-feira (9) da abertura da Oficina Regional de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), que reúne representantes dos estados da Região Norte. Na ocasião, Sinvaldo representou também o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira. Pelo COSEMS/TO também participam os membros da Rede Colaborativa, o coordenador Wolney Jácomo e a apoiadora Perciliana Bezerra.

O evento é promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e busca estabelecer de forma coletiva as estratégias para atualizar a Portaria GM/MS nº 1996 do ano de 2007 que traz as diretrizes para implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

As oficinas regionais também cumprem o papel de avaliar o processo de implantação da PNEPS nos estados, como ponto de partida para a  elaboração de propostas de atualização, definição de objetivos, metas e estratégias para o momento atual.  

Em seu pronunciamento, Sinvaldo Moraes deu boas vindas aos estados presentes na oficina e destacou a importância do momento de revisar a política nacional de educação permanente para o SUS, que não passa por revisão há 10 anos: “O CONASEMS e os COSEMS estão se esforçando para que as políticas educacionais estejam acontecendo, tanto em nível estadual, como em nível municipal. Mesmo com a queda de repasse de recursos da União, os municípios não estão deixando de promover qualificação profissional para o SUS. O Tocantins tem trabalhado de forma articulada, principalmente na CIES – Comissões de Integração de Ensinos e Serviços e na organização dos Planos de Educação Permanente, tanto nos municípios, como nas regiões de saúde. Vamos avançar bastante com essas oficinas!”

Neste primeiro dia, os participantes realizaram, entre outras ações, a elaboração da matriz de análise do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nos Estados. Para esta sexta-feira (10), estão previstas as apresentações e discussões em plenária, bem como a elaboração do documento final que vai pontuar tudo o que foi tratado na oficina que reuniu os estados da Região Norte do país.  

  • 09 de novembro de 2017

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros