COSEMS-TO adere à campanha global para eliminação da Hanseníase

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), aderiu nesta quinta-feira, 20, a Campanha global Não esqueça a hanseníase. Uma iniciativa liderada pelo embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa que, no Brasil, E conduzida pelo Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Na ocasião a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Secretário Afonso Piva, também aderiu à Campanha. Representaram o Conselho o Presidente Rondinelly Souza e o Diretor Amilton Pereira Lopes. 

A campanha tem o objetivo de chamar a atenção de governos, organizações e da população, para a importância de manter as ações de controle da Hanseníase, durante a pandemia de covid-19.

No mundo, o Brasil ocupa o 2° lugar em prevalência da hanseníase, atrás apenas da Índia, com mais de 30 mil novos casos identificados a cada ano. Já o Tocantins é considerado um estado hiperendêmico, ou seja, quando a transmissão é intensa e persistente, atingindo todas as faixas etárias. 

Em 2020, o Tocantins diagnosticou 868 novos casos de hanseníase; já em 2021, foram 759 casos. Na população menor de 15 anos, o Tocantins diagnosticou 35 novos casos de hanseníase em 2020 e 34 em 2021.

“A Hanseníase é uma doença silenciosa, negligenciada, causada por uma bactéria. A hanseníase é caracterizada, principalmente, por lesões na pele e nervos periféricos, com perda de sensibilidade ao calor, ao toque e à dor.  Uma doença que, apesar dos avanços da medicina, ainda atinge milhares de pessoas em todo o mundo não pode ser esquecida, esta campanha veio fortalecer o nosso trabalho”, reforça a coordenadora Estadual de Controle da Hanseníase, Regina Maria Figueiredo Garcia Teixeira.

“A hanseníase tem cura e, uma vez iniciado o tratamento, deixa de ser transmissível. Por isto, é fundamental o diagnóstico precoce, inclusive com busca ativa. No Tocantins, incentivamos todos os municípios a realizarem ações para controle desta doença. Aderir a esta campanha global é mais um incentivo para o desenvolvimento das ações nos nossos municípios”, disse o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva Santana.

Já o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Rondinelly da Silva e Souza, reforça que “as equipes municipais de Saúde, sobretudo as que atuam na Estratégia de Saúde da Família, estão atentas a possíveis casos, a campanha vem salientar a necessidade de todos prestarem atenção nos sinais e nos sintomas da doença, principalmente no nosso Estado, com alto índice de contaminações”.

  • 20 de janeiro de 2022

  • Secom/TO

Compartilhar

Parceiros