COSEMS-TO alerta população dos municípios sobre o Dia D de Vacinação contra a Influenza: policiais e bombeiros estão incluídos no grupo prioritário

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO), Roberto Sampaio, reforça aos moradores dos 139 municípios, que as Unidades de Saúde estarão de portas abertas neste sábado, dia 04, no Dia D de Vacinação contra a Influenza. O atendimento ocorrerá entre 08h e 17h, sem intervalo, exclusivamente para vacinação. 

De acordo com Sampaio, a campanha já se encontra em sua segunda fase. Entretanto, as pessoas que não realizaram o procedimento podem procurar as Unidades de suas cidades. “As crianças e gestantes que não se vacinaram na primeira fase, encerrada no dia 19 de abril, também podem ser vacinadas nesta etapa, lembrando a todos que é indispensável a apresentação da carteira de vacinação. Nossos secretários e secretárias e suas respectivas equipes estão trabalhando de forma incansável para atender os nossos cidadãos”, afirmou. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-TO) a vacinação até o final de abriu não alcançou 10% do público alvo no Tocantins. De acordo com o último levantamento feito pela pasta, apenas 32,4 mil pessoas foram imunizadas em todo o estado. A meta é alcançar 349,7 mil pessoas. O Ministério da Saúde também divulgou dados nacionais. De acordo com o órgão, até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe em todo o Brasil. 

A vacina é gratuita e na primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre seis meses e 5 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Além do pessoal já mencionado, estão incluídos no grupo de prioritários: Trabalhadores da saúde; Povos indígenas; Idosos; Professores de escolas públicas e privadas; Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; Jovens sob medidas socioeducativas; Funcionários do sistema prisional; Pessoas privadas de liberdade.

Inclusão de Militares

De acordo com a Nota Informativa nº 04/2019 di Ministério da Saúde, também serão incluídos nos grupos prioritários os policiais civis, militares, bombeiros e membro ativos das Forças Armadas. O MS também garantiu o envio de doses adicionais da vacina para atender a demanda.

  • 03 de maio de 2019

  • ASCOM/COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros