COSEMS-TO e SES-TO promovem cursos sobre ferramentas de Sistemas de Informação do SUS: alta procura garante sucesso das capacitações

 

Na última semana o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promoveram um curso básico das ferramentas de Sistemas de Informação do SUS: Sistema do CNES e faturamento da Produção dos sistemas de Informação Ambulatorial.

A capacitação foi direcionada para pessoas que atuam diretamente na gestão e operacionalização dos sistemas de Informação nas Secretarias Municipais de Saúde do Estado. No total, 321 pessoas se inscreveram para participar do curso, que durou dois dias. No primeiro foram 166 presentes e no segundo 146. A capacitação ocorreu em formato totalmente virtual.

Para o Coordenador da CGI do COSEMS-TO, Mikael A. Peixoto, esse momento foi muito importante para levar conhecimento técnico para as Gestões Municipais. Ele destacou que haverá continuidade nos cursos, que tem demonstrado sucesso por causa da quantidade de inscritos.

“A Diretoria do COSEMS-TO tem nos pedido total apoio na capacitação de Secretários e Secretárias e equipe técnica das Gestões e temos trabalhado para isso, com total apoio da SES. No Tocantins temos 139 municípios e as participações tem ultrapassado esse número. Logo podemos interpretar que estamos chegando em todos os cantos desse Estado. Isso é muito gratificante”, afirmou.


Nesta terça-feira, 03, om COSEMS-TO, também em parceria com a SES-TO, iniciou a Capacitação Básica Faturamento da Produção dos Sistemas de Informação Hospitalar do SUS "SISAIH01, SIHD e TRANSMISSOR". A abertura contou com a presença do Diretor Financeiro Amilton Pereira Lopes e dos instrutores Mikael Peixoto e Ivo Junior. Este segundo curso ocorreu de forma presencial na sede da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins e seguiu todos os protocolos de segurança.

  • 03 de agosto de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros