COSEMS-TO emite Nota Técnica aos Secretários Municipais de Saúde e destaca importância do registro diário das vacinas contra a COVID-19

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) emitiu nesta sexta-feira, 12, uma Nota Técnica e de Orientação às Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins. No texto foi abordado a importância do registro de doses da vacina contra a COVID-19 e ações estratégicas de vacinação nos municípios.

De acordo com o presidente do Conselho, Rondinelly da Silva e Souza, o Brasil passa neste momento por uma grande crise sanitária, com expansão de casos e óbitos por COVID-19 em todo território nacional, com intensa interiorização. Por isso é importante que todas as Secretarias Municipais de Saúde estejam ainda mais atentas às orientações repassadas.

“Além disso, a alta incidência da doença no Tocantins, com circulação nacional de novas variantes do vírus, faz com que o Estado também enfrente um cenário de esgotamento de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados”, explicou.

Na Nota, dois pontos são destacados como necessários para um melhor andamento das atividades de enfrentamento à COVID-19 e em relação à vacinação.

O primeiro trata da necessidade de “Registro diário das doses da vacina aplicadas, com alimentação dos dados no sistema de informação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI)”.

Já o segundo destaca a importância da “Realização de ações estratégicas de vacinação contra a COVID-19, a fim de alcançar altas e homogêneas coberturas nos territórios dos municípios e, sobretudo, a importância da priorização dos grupos populacionais para a vacinação contra a COVID-19, conforme preconizado nos Planos Nacional, Estadual e municipal de Imunização”.

Apoio às Gestões

Na oportunidade, o COSEMS-TO reforçou aos Gestores e Gestoras de Saúde do Tocantins, que o seu corpo de apoio técnico, jurídico e administrativo está à disposição de todos e todas 24h por dia, de segunda a segunda.

“Os desafios são muitos, principalmente em um momento tão singular e complexo como este de Pandemia, que exige de todos comprometimento e resiliência. Portanto, reforçamos o nosso compromisso de disponibilizar assessoramento, orientações técnicas e tudo o que estiver ao alcance do Conselho para auxiliar as Secretarias Municipais de Saúde”, finalizou Rondinelly.

Confira a Nota Técnica e Orientativa na íntegra clicando AQUI.

  • 12 de março de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros