COSEMS-TO marca presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, debatendo propostas para o SUS

 

Na manhã desta terça-feira, 30, em Palmas, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) marcou presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. O evento, realizado a cada quatro anos, reuniu autoridades e representantes da área da saúde para discutir propostas e diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente Rondinelly Souza representou o COSEMS-TO na Mesa de Honra, que contou com a presença do governador em exercício, Laurez Moreira, do titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva, do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Mário Benício dos Santos, do assessor do Ministério da Saúde (MS), Neilton Araújo de Oliveira, do superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins (MS/TO), Remilvan Milhomem, além de outras autoridades. Também estavam na Conferência diversos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, técnicos das Gestões e profissionais e estudantes da área da saúde. 

A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins tem como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia" e tem como objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir diretrizes que serão incorporadas no Plano Plurianual de Saúde e no Plano Estadual de Saúde.

As demandas levantadas durante as etapas municipais foram condensadas e estão sendo debatidas na etapa estadual, visando posteriormente serem levadas ao Conselho Nacional de Saúde. A etapa nacional acontecerá de 2 a 5 de julho e contará com a participação de 56 delegados, compostos por usuários do SUS, trabalhadores da saúde e representantes dos gestores municipais, seguindo a composição estabelecida.

Ao todo, foram realizadas conferências municipais nos 139 municípios do Tocantins, onde foram eleitos 800 delegados. Esses delegados, divididos em critérios proporcionais, contribuíram com mais de mil propostas que foram encaminhadas para a etapa estadual. Durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, 80 dessas sugestões serão discutidas e analisadas pelos participantes.

  • 31 de maio de 2023

Compartilhar

Parceiros