COSEMS-TO participa da 11ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão do SUS: fortalecimento da linha de cuidado de pessoas autistas esteve em pauta

 

O COSEMS-TO esteve presente nesta quarta-feira, 21, em Palmas, na 11ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão do SUS. Entre as pautas de discussão estava a consolidação e fortalecimento da linha de cuidado estadual da modalidade intelectual - Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, a gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Débora Okabaiashi, realizou uma apresentação sobre o tema. O Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, defendeu o início imediato das ações previstas no planejamento, como também as capacitações.

Entre os encaminhamentos definidos na reunião estão: iniciar a capacitação dos serviços previstos no planejamento das ações; montagem de um grupo onde será definido os protocolos de acesso, local em que serão estabelecidos os níveis de atenção do usuário (atenção básica, especializada e terciária); e a realização de um estudo acerca dos serviços existentes com o objetivo de fortalecê-los.

Também estavam presentes representando o COSEMS-TO o 1º vice-presidente, Jair Pereira Lima, o 2º vice-presidente, Lucione de Oliveira Negre, os Diretores Cléber Flávio, Wilkey Fernando Lourenço, Mariana Coelho, Dora Farias, o Conselheiro Sinvaldo Moraes, e o Secretário executivo da Saúde de Palmas Daniel Borini. A SES-TO foi representada pela superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Ribeiro Veloso Pinto.

  • 21 de dezembro de 2022

Compartilhar

Parceiros