COSEMS-TO participa da 6ª Conferência Nacional De Saúde Indígena

Foi aberta na manhã desta terça-feira (4), no Auditório I da Assembleia Legislativa, a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena que deve reunir propostas para melhorar o atendimento à população indígena. O COSEMS-TO esteve representado pelo presidente Jean Luis Coutinho.

Sete eixos estão sendo debatidos nas etapas regionais: Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; Infraestrutura e Saneamento da Atenção à Saúde dos Povos Indígenas; Financiamento; Determinantes Sociais de Saúde; e Controle Social e Gestão Participativa.

A etapa de Palmas deve durar três dias, com palestras e muitos debates com a presença de delegados das etapas municipais e com técnicos que vão contribuir com a formatação de propostas que seguem para a etapa Nacional.

Certamente, vão sair daqui não apenas soluções, mas também questionamentos importantes que serão resolvidos na etapa Nacional. Todos precisam contribuir para a formação das políticas públicas que resolvam as necessidades dos povos indígenas. Acredito que Financiamento e Infraestrutura devem receber maior atenção nesses debates, porque os demais se baseiam neles para poder desenvolver”, destacou o presidente Jean Coutinho em seu pronunciamento.

Para o Coordenador do DSEI Tocantins, Marcelo Lucena dos Santos, a Conferência é a oportunidade de ouvir a base: “São grandes as conquistas até aqui e comemoramos os melhores indicados dos programas de Saúde. Queremos ouvir deles o que está dando certo e construir novas propostas para os governantes possam atender as necessidades das etnias”.

A 6ª Conferência Nacional de Saúde segue até quinta-feira (6).

 

  • 04 de dezembro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros