COSEMS-TO participa da construção do Plano Estadual de Saúde: Secretária Marleide Batista representou o Conselho

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou uma reunião na segunda-feira, 07, com participação ativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO), representado pela secretária de Saúde de Novo Alegre, Marleide Batista Souza. O encontro teve como foco o planejamento da gestão do trabalho e da educação na saúde, visando fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Nessa reunião colaborativa, representantes da SES-TO, Ministério da Saúde (MS), Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS) e COSEMS-TO discutiram estratégias para aprimorar o desempenho dos profissionais de saúde no Tocantins. A intenção é incorporar melhorias no Plano Estadual de Saúde e no Plano Plurianual (PPA) de 2024-2027, com o propósito de proporcionar uma abordagem mais abrangente e eficaz no sistema de saúde.

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS) da SES-TO, Robson José, destacou a importância dessa colaboração. "Esse esforço do Ministério da Saúde visa entender as necessidades do Estado do Tocantins, alocar recursos e planejar ações de saúde para os próximos anos. O foco abrange diversos aspectos, como saúde do trabalhador, gestão do trabalho, plano de cargos e carreiras, educação na saúde e formação de profissionais", enfatizou.

A diretora da ETSUS, Raimunda Fortaleza, enfatizou a relevância da colaboração e compartilhamento de experiências na elaboração do plano. "Essa reunião de alinhamento permitiu que compartilhássemos nossas experiências e as melhores estratégias para a construção participativa, coletiva e ascendente do plano de gestão do trabalho e educação na saúde. Todos reconhecem a importância dessa iniciativa para o setor da saúde", afirmou.

Marleide Batista Souza, representante do COSEMS-TO e secretária de Saúde de Novo Alegre, ressaltou a importância do trabalho conjunto para fortalecer os serviços de saúde nos municípios tocantinenses. "Acreditamos que esse trabalho irá preencher as lacunas existentes nos 139 municípios, agregando valor e fortalecimento às equipes de saúde, que passaram por reformulações após a pandemia. A qualificação da mão-de-obra e a valorização dos trabalhadores da saúde são objetivos primordiais", destacou.

O próximo passo desse esforço colaborativo está agendado para o dia 21 de agosto, quando uma oficina ministrada por técnicos do Ministério da Saúde ocorrerá para orientar os gestores sobre a construção do plano. Essa iniciativa visa garantir a cooperação entre o estado e os municípios na criação de um Sistema Único de Saúde mais robusto e integrado.

O Plano Estadual de Saúde é um instrumento crucial para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação da gestão do sistema de saúde, abrangendo todas as áreas de atenção à saúde. Sua elaboração respeita os prazos estabelecidos no Plano Plurianual (PPA), seguindo as diretrizes das Leis Orgânicas dos Entes, com o objetivo de garantir a integralidade do atendimento aos cidadãos.

  • 07 de agosto de 2023

Compartilhar

Parceiros