COSEMS-TO participa da “Oficina de Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica”

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou nos dias 04 e 05 de abril, em Palmas, da Oficina de Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O evento foi realizado Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Proadi-SUS, em parceria com Ministério da saúde e Conasems. 

O encontro também contou com a participação de farmacêuticos dos municípios de Abreulandia, Bom Jesus do Tocantins, Colmeia, Dianopolis e Palmas, além de representantes do COSEMS-TO, do HAOC, do Conasems e do Ministério da Saúde.

Durante a oficina, os participantes puderam discutir e trocar experiências sobre o cuidado farmacêutico na Atenção Básica, com o objetivo de melhorar o uso de medicamentos e a qualidade da assistência farmacêutica. 

A facilitadora do COSEMS-TO, Luci Lara, destacou a importância da iniciativa e agradeceu, em nome de toda a Diretoria e Conselho Fiscal, o convite para participação no evento. "O cuidado farmacêutico na Atenção Básica é fundamental para garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado e seguro, além de evitar desperdícios e promover a sustentabilidade do sistema de saúde. A realização desta oficina é um passo importante para fortalecer o trabalho dos farmacêuticos nos municípios participantes", completou.

Para Francisco Rubens, Coordenador de Apoio do COSEMS-TO, a oficina foi uma oportunidade de fortalecer a atuação dos farmacêuticos na Atenção Básica e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde nos municípios tocantinenses. "Nós acreditamos que a capacitação e o fortalecimento dos profissionais são fundamentais para a consolidação de um sistema de saúde eficiente e justo", destacou Rubens.

A Oficina de Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica contou com a participação de diversos profissionais e representantes de instituições importantes na área da saúde. Estiveram presentes os farmacêuticos participantes de diversos municípios, além dos profissionais Bárbara Manoela Sodré, Lene Meneses e professor Orlando Soeiro, representando o HAOC, Elton Chaves, assessor técnico do Conasems, e Paola Alves e Karoline Duque, do Ministério da Saúde. A consultora técnica do projeto, Carla Francisca Cruz, também esteve presente.

  • 06 de abril de 2023

Compartilhar

Parceiros