COSEMS-TO participa de Assessoria On-line para Fortalecer Ações de Cuidado de Pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus

 

Nesta terça-feira, 13 de abril de 2023, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou de uma assessoria on-line com o objetivo de fortalecer as ações de cuidado de pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus.

O encontro ocorreu por meio de videoconferência e contou com a participação do 1º Vice-Presidente do COSEMS-TO, Yatha Anderson Pereira Maciel, além de secretários de saúde, técnicos do Estado e dos municípios.

A hipertensão arterial e o diabetes mellitus são doenças crônicas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Para lidar com essas doenças, é essencial que os profissionais de saúde estejam atualizados e bem informados sobre as melhores práticas para o cuidado dos pacientes, um dos objetivos da assessoria. 

Para Yatha. a assessoria foi uma oportunidade de fortalecer as ações de cuidado das pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus no Tocantins.

"Estamos muito felizes em participar desse encontro virtual. Sabemos que a hipertensão arterial e o diabetes mellitus são problemas graves de saúde pública e é essencial que os nossos profissionais de saúde estejam preparados para lidar com essas doenças da melhor forma possível, assim como para o alcance das metas do s indicadores do Previne Brasil", disse.

Dados Nacionais

 

O Ministério da Saúde traçou o perfil do brasileiro em relação as doenças crônicas mais incidentes no país: 7,4% tem diabetes, 24,5% tem hipertensão e 20,3% estão obesos. É o que aponta a pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

A pesquisa também mostrou que, no período entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4% e a hipertensão arterial subiu de 22,6% para 24,5%. Em relação à diabetes, o perfil de maior prevalência está entre mulheres e pessoas adultas com 65 anos ou mais. O mesmo perfil se aplica a hipertensão arterial, chegando a acometer 59,3% dos adultos com 65 anos ou mais, sendo 55,5% dos homens e 61,6% das mulheres.

Dados do Tocantins

De acordo com a SES-TO a hipertensão, atualmente acomete 340.063 pessoas, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). 
 

Atendimento ao paciente

Pessoas com diagnóstico de hipertensão e que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a unidade de saúde de referência pelo menos duas vezes por ano para acompanhamento. Na consulta, será feita a medida da pressão arterial para certificar-se de que está em níveis normais, verificando se a medicação está adequada.

É importante também que a pessoa hipertensa obtenha a medicação de controle, que é entregue de forma gratuita, na Farmácia Popular do Brasil. Para isso, basta apresentar o receituário médico do SUS, particular ou de convênios.

 

Dicas de prevenção

• Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

• Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

• Praticar atividade física regular;

• Aproveitar momentos de lazer;

• Abandonar o fumo;

• Moderar o consumo de álcool;

• Evitar alimentos gordurosos;

• Controlar o diabetes e

• Manter uma alimentação saudável.

  • 14 de abril de 2023

Compartilhar

Parceiros