COSEMS-TO participa de Congresso Nacional sobre informática na Saúde

O Cosems-TO participou entre os dias 1º e 4 de outubro do Congresso Brasileiro de Informática na Saúde realizado em Fortaleza (CE), reunindo especialistas internacionais e representantes do SUS de vários estados.

Representando o Cosems-TO estava o técnico Mikael Aparecido Peixoto, que destacou importantes pontos tratados durante o evento: “Foram discutidos os padrões nacionais e internacionais da Informação em Saúde e tantas novidades e perspectivas para a área. Muitas dessas perspectivas poderão ser pautadas com a ajuda da pesquisa TIC Saúde, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e que foi publicada durante o congresso evidenciando importantes informações sobre o uso da informática no SUS. Também foi muito interessante ver como a informatização vai possibilitar agilizar os fluxos de trabalho e atender melhor à população. As Secretaria Municipais de Saúde precisam criar discussões entre suas equipes sobre a importância do e-SUS AB nas tomadas de decisões e tantas outras ferramentas informatizadas que podem facilitar o dia-a-dia do SUS.”

O Congresso também oportunizou aos participantes conhecer como funciona, em tempo real, a interação entre sistemas de prontuários eletrônicos nos diversos níveis da atenção básica, especializada e hospitalar.

Na ocasião, o diretor do DATASUS, Guilherme Ribeiro Telles, anunciou o retorno do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) até novembro de 2018. “O Prontuário Eletrônico do Paciente eliminará da vida do usuário deslocamentos desnecessários. Isso reduzirá tempo de espera nas filas, além de proporcionar agilidade e redução de custos para os cofres públicos”.

  • 10 de outubro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros