COSEMS-TO participa de evento simultâneo do Ministério da Saúde para vacinação e testagem contra a COVID-19

Com objetivo de promover a vacinação e a testagem em larga escala, como parte da estratégia de combate a covid-19, o COSEMS-TO, por meio do Diretor Wilkey Lourenço, participou neste sábado, 22, de ação simultânea que englobou sete estados da região Norte do país. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), também contou com a mobilização do Governo do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Palmas.

A ideia é estimular aqueles que ainda não se imunizaram e incentivar a população a retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. Com a maior extensão territorial do Brasil, o Norte foi escolhido para a estratégia por ser uma região populosa, com 15 milhões de pessoas acima de 12 anos que integram o público-alvo da vacinação contra a covid-19, e por fazer fronteira com outros países. Aproximadamente 1,8 milhão de pessoas estão aptas a tomar o reforço ainda em janeiro.

Para Wilkey esse é um momento de união de forças em busca da imunização dos cidadãos e cidadãs, especialmente do Tocantins. “Temos acompanhado o intenso e sério trabalho realizado pelas Secretarias, principalmente neste momento tão importante de vacinação contra a COVID-19. O COSEMS-TO também está nesta luta, trabalhando forte junto às Gestões para garantir que a população esteja protegida”, declarou.

Atrasados
 
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Integra Saúde, aponta que 252.788 tocantinenses não retornaram aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal contra a covid-19, ou seja, não tomaram a segunda dose dos imunizantes.
 
Deste quantitativo, 27.997 pessoas não receberam o imunizante CoronaVac, 62.748 da AstraZeneca e 162.043 da vacina Pfizer. Ainda segundo o levantamento, no recorte por idade, os mais faltosos são aqueles que possuem entre 12 e 19 anos e 20 a 29 anos. São 75.535 pessoas com idades entre 12 e 19 anos que não procuraram o sistema de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19. Além disso, 67.794 tocantinenses com idades entre 20 e 29 anos que não completaram o esquema vacinal.

“Novamente, precisamos chamar atenção de toda a população. São dados alarmantes e que precisam ser reduzidos urgentemente, porém, para que isso ocorra, é necessário que as pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19, procurem os postos de saúde do seu município. Estamos recebendo as doses com frequência, mas a população não está procurando a imunização. Por consequência, somos obrigados a reabrir leitos de UTI Covid-19, o que acaba por comprometer a programação das cirurgias eletivas”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

(Com informações da SECOM/TO)

  • 24 de janeiro de 2022

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros