COSEMS-TO participa de Reunião Nacional de Vigilância e Controle de Arboviroses: Secretário Wellington de Sousa representa o Conselho

 

O COSEMS-TO, representado pelo Secretário de Saúde de Guaraí, Wellington de Sousa Silva, participa entre os dias 21 e 25 de novembro, em Brasília, da “Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses e Atualização nas Técnicas de Controle do Aedes aegypti”. A finalidade do encontro é a de analisar e debater o cenário atual da situação epidemiológica nos Estados e Municípios, além de discutir novos modelos de gestão integrada para o enfrentamento das arboviroses.

”É muito importante trabalharmos e debatermos abordagens integradas de prevenção e controle de arboviroses. Sabemos os problemas enfrentados nos municípios, no que diz respeito principalmente ao enfrentamento da dengue, chikungunya e do zika vírus. Me honra muito poder estar aqui, representando nosso Conselho e as 139 Secretarias Municipais de Saúde tocantinenses, ouvindo e contribuindo para o desenvolvimento de ações cada vez mais robustas e integradas. Essa é uma forma de trabalharmos um plano efetivo de enfrentamento dessas arboviroses”, disse Wellington.

Atualmente, a dengue, chikungunya e zika são doenças causadas por arbovírus transmitidos pelo mosquito vetor Aedes aegypti. O aumento da transmissão das arboviroses é resultado de uma série de fatores, como a suscetibilidade da população aos diferentes tipos de arbovírus, a presença do mosquito transmissor, a vulnerabilidade socioambiental e a capacidade dos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) realiza periodicamente reuniões com estados e municípios para orientação de atividades e avaliação dos cenários locais e adequação das estratégias de combate ao mosquito, de acordo com a realidade de cada região e também campanhas publicitárias para alertar a população sobre os perigos da doença, principalmente na época de maior incidência, como o verão.
 

(Com informações do Governo Federal)

 

  • 21 de novembro de 2022

Compartilhar

Parceiros