COSEMS-TO participa no Palácio do Planalto, da sanção da Lei que amplia o teste do pezinho no SUS

O Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Souza, participou nesta quarta-feira, 27, em Brasília da Sanção da Lei feita pelo Presidente Jair Bolsonaro, que amplia doenças diagnosticadas no teste do pezinho do SUS. Até então, o procedimento detectava apenas seis doenças nos exames realizados pelo SUS.

Com a nova lei, serão incluídas até 50 enfermidades e condições hereditárias que, caso não identificadas nos primeiros dias de vida, podem prejudicar o desenvolvimento das crianças. No evento, Rondinelly representou o Conasems ao lado do vice-presidente do Conselho Charles Tocantins, que é Presidente do COSEMS-PA. "Muito importante essa nova Lei para ampliarmos o acesso a resultados em um único exame, que já é realizado nas nossas crianças. Sinto-me honrado em poder participar de um evento dessa magnitude representando não só o Conasems, mas também todos os 139 Secretários Municipais de Saúde do Tocantins", disse Rondinelly.

A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto com presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. "O teste do pezinho traz novos benefícios para os recém-nascidos. Vamos ampliar de seis para 50 exames. É um aumento muito expressivo, que trará benefícios incontestes para a nossa infância”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, o ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entre outras autoridades.

TESTE DO PEZINHO

Todo recém-nascido deve fazer o exame, preferencialmente, entre as 48 horas e o 5º dia de vida. Durante os atendimentos de pré-natal e puerpério imediato, os profissionais de saúde devem informar à gestante e aos acompanhantes a importância do teste do pezinho. Os testes no SUS são realizados no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), do Ministério da Saúde, que completa 20 anos em 2021.

  • 27 de maio de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros