COSEMS-TO promove Oficina da Governança da Informação para Secretários e Técnicos da Região Amor Perfeito: SEINSF/SEMS-TO são parceiros

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), em parceria com a Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins (SEMS-TO), promoveu entre os dias 03 e 04 de maio uma Oficina Regionalizada da Governança da Informação, para a região Amor Perfeito. O encontro ocorreu no município de Natividade, interior do Tocantins.
 
Na ocasião, técnicos do COSEMS-TO capacitaram Gestores e profissionais das Secretarias sobre inúmeros temas, como: Atualização 2022 do Previne Brasil; Sistemas de informação APS: CNES, E-SUS PEC, E-Gestor, Sisab e Instrumentos de Gestão/DIGISUS.
 
O 2º Vice-presidente do COSEMS-TO, Lucione de Oliveira Negre, representou toda a Diretoria na abertura da Oficina. Ele reforçou o compromisso da instituição em sempre defender os interesses e o fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde. “O nosso Conselho e a nossa Gestão tem buscado estar cada vez mais junto aos municípios e graças a Deus temos conseguido muitos avanços neste sentido. Nosso trabalho continua, para que as Secretarias tenham o máximo de demandas atendidas pelo COSEMS e essa Oficina da Governança da Informação, que tanto vai beneficiar as Gestões Municipais, vem a confirmar isso”, disse.
 
A Chefe Substituta da SEINSF da SEMS-TO, Ivaneizilia Ferreira Noleto, avaliou como positiva a primeira oficina. Ela também agradeceu ao Superintende da SEMS-TO, Luscleide Nazareno Mota, por todo o suporte que tem dado à SEINSF e ao COSEMS-TO para a realização não só das Oficinas regionalizadas, mas em várias ações e projetos voltados para as Secretarias Municipais de Saúde. “Falamos sobre a importância dos instrumentos de planejamento, sobre s importância da elaboração dos relatórios de Gestão que precisam ser feitos e inseridos no DGMP, entre outros assuntos pertinentes. Foi um encontro muito produtivo e participativo. Realmente uma troca de informações e conhecimentos. Ouvimos as experiências positivas que são realizadas nas Secretarias e também as dificuldades enfrentadas pelas Gestões. Com certeza essa parceria com o COSEMS só tem a beneficiar os nossos municípios. Nos colocamos à disposição para continuar a auxiliar em tudo o que estiver ao nosso alcance”, afirmou.
 
O coordenador da Governança da Informação do COSEMS-TO, Mikael Aparecido Peixoto, explicou que essa é a primeira de uma série de oficinas que serão realizadas em todas as oito regiões de Saúde do Tocantins. “O nosso Conselho é hoje uma referência em todo o Brasil por ter sido o primeiro a instituir uma coordenação de Governança da Informação. Resumidamente, o nosso maior objetivo é o de orientar e capacitar Secretários e Técnicos das Secretarias, sobre os sistemas de informação do SUS que obrigatoriamente devem ser alimentados. Com tudo isso em dia, as Gestões aumentam sua arrecadação de recursos e, consequentemente, a população recebe mais investimentos em serviços e infraestrutura de saúde. Todo mundo sai ganhando”, explicou.
 
Para o Coordenador de Apoio do COSEMS-TO, Francisco Rubens, a primeira oficina mostrou o interesse das Secretarias em aprimorar ainda mais os seus serviços de informação. “Queremos parabenizar todos os Gestores e Gestoras da Região Amor Perfeito que estiveram presentes ou que mandaram alguém de suas equipes. O COSEMS-TO tem sempre buscado dar o seu melhor para auxiliar as Secretarias de Saúde e é muito gratificante ver esse reconhecimento por partes das Gestões”, destacou.
 
O COSEMS-TO e a SEINSF/SEMS-TO também agradeceram o Secretário de Saúde de Natividade e anfitrião do evento, Welisson Moreira Maia, por todo o suporte dado à equipe durante a realização da Oficina.

  • 05 de maio de 2022

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros