COSEMS-TO promove Oficina da Governança da Informação para Secretários e Técnicos da Região Sudeste

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dias 31 de maio e 1º de junho uma Oficina Regionalizada da Governança da Informação para a Região de Saúde Sudeste. O evento contou com o apoio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO), por meio da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) e foi realizado no município de Arraias.

 
Durante a oficina, técnicos do COSEMS-TO promoveram capacitação aos Secretários presentes e profissionais das Secretarias sobre os temas: Atualização 2022 do Previne Brasil; Sistemas de informação APS: CNES, E-SUS PEC, E-Gestor, Sisab e Instrumentos de Gestão/DIGISUS.

Na ocasião, o Conselheiro, Israel Leite Furtado, Secretário de Saúde de Dianópolis, representou o COSEMS na Oficina. Ele destacou a importância da presença de todos no encontro e levou uma mensagem de toda a Diretoria. “O nosso Conselho tem buscado estar cada vez mais próximo das nossas Secretarias. Este encontro aqui em Arraiais vem a reforçar este compromisso. Nós enquanto Gestores e Técnicos da região precisamos aproveitar momentos como este de compartilhamento de conhecimento. Digo a todos que o COSEMS esteve e sempre estará à disposição para ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance, para fortalecer as Gestões de Saúde do nosso Tocantins”, disse. 

O coordenador da Governança da Informação do COSEMS-TO, Mikael Aparecido Peixoto, afirmou que está é a quarta Oficina realizada in loco pelo Conselho. As regiões Amor Perfeito CapimDourado e Ilha do Bananal já sediaram o encontro. Para ele tem sido muito gratificante a confiança do COSEMS e fomentar a Governança da Informação diretamente nos municípios. “O Conselho aqui no Tocantins é pioneiro nesta área e tem recebido elogios inclusive nacionalmente. Em julho, por exemplo, vamos apresentar este projeto como experiência exitosa aqui no nosso Estado. O objetivo, além de auxiliar as Secretarias daqui no que diz respeito ao sistemas de saúde, também é de garantir um SUS cada vez mais eficiente para quem tanto precisa, que são os nossos cidadãos e cidadãs na ponta”, declarou.

  • 03 de junho de 2022

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros