COSEMS-TO Promove Oficinas Regionais para Fortalecer a Gestão da Saúde nos municípios: Regiões Capim Dourado, Cantão e Amor Perfeito são as primeiras

 

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) deu início às Oficinas Regionalizadas "Sistemas de Informação em Saúde: Apoiando a Gestão Municipal do SUS". O evento inaugural ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado e concentrou-se nas regiões Capim Dourado, Cantão e Amor Perfeito, abrangendo  um total de 42 municípios em todo o Estado do Tocantins.

A cerimônia de abertura contou com a presença de figuras importantes na área da saúde, incluindo o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, os Diretores Lucas Araújo e Dalma Dias, a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ruth Caetano, e o Coordenador de Governança da Informação e Informática, Mikael Peixoto.

Em seu discurso, Rondinelly destacou a relevância do evento não apenas para as Secretarias Municipais de Saúde, mas para a saúde em geral. Ele enfatizou o compromisso do COSEMS em fortalecer as Gestões de Saúde, marcando o início de mais uma etapa de qualificação em prol da efetiva melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com a graça de Deus, iniciamos mais uma etapa de qualificação implantada pelo COSEMS, mas acima de tudo uma proposta de fortalecimento efetivo do SUS. Que possamos ter dias de aprendizado e que possamos contribuir cada vez mais para a saúde nos nossos municípios”, disse. 

Durante os dias 20 e 21 de setembro, as oficinas serão conduzidas por dois especialistas na área da saúde. Rafael Florentino Cordeiro, assessor técnico do Ministério da Saúde, abordará temas como o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP) e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Por sua vez, Michael Luiz, Coordenador Geral de Informação da Atenção Primária do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), discutirá a Ficha de Programação Orçamentária (FPO), Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) e Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).

As Oficinas 

As próximas etapas incluirão a realização das oficinas em diversas regiões do estado, abrangendo um cronograma amplo que visa capacitar profissionais em todos os 139 municípios do Tocantins. A Ilha do Bananal será o próximo destino nos dias 27 e 28 de setembro, seguida pela região Bico do Papagaio nos dias 25 e 26 de outubro, região sudeste nos dias 08 e 09 de novembro, região Médio Norte nos dias 22 e 23 de novembro, e, por fim, na região Cerrado nos dias 29 e 30 de novembro.

O COSEMS-TO busca, com esta iniciativa, capacitar aproximadamente 300 técnicos em todas as Secretarias Municipais de Saúde, equipando-os com as habilidades necessárias para aprimorar a gestão dos sistemas de saúde do SUS, cumprindo sua missão de fortalecer o sistema de saúde e garantir um atendimento mais eficaz à população tocantinense.

  • 20 de setembro de 2023

Compartilhar

Parceiros