COSEMS-TO realiza parceria com o Inca para ações de Controle do Tabagismo nos municípios tocantinenses

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), por meio do Presidente Rondinelly Souza, se reuniu nesta sexta-feira, 29, em Palmas, com representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na pauta de discussões, ações e projetos a serem realizados de forma conjunta no combate e controle ao uso de tabaco nos municípios. A Secretaria de Estado da Saúde também participou da reunião.

Para Rondinelly o encontro foi muito importante para definir os caminhos a serem traçados. Ela reforçou o compromisso do COSEMS-TO em toda e qualquer ação que venha a beneficiar as Gestões das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins.

“Sabemos que o uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças, principalmente o câncer. Por outro lado, as ações educativas, por exemplo, tem garantido muitos resultados positivos. O COSEMS está de porta abertas para o Inca e tem nosso total apoio para auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, completou.

A Chefe Substituta da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, Vera Borges, explicou que o Tocantins é o primeiro Estado visitado e o único do Norte a ser escolhido para iniciar as ações de combate ao tabagismo. Ela ressaltou ainda, que os números estaduais nesta luta são positivos.

 “Queremos incrementar agora a política de controle do tabaco no Brasil. O Tocantins vem fazendo um trabalho promissor e estamos aqui hoje para estreitar a nossa relação. Essa parceria com o COSEMS sempre foi almejada e agora conseguimos estar juntos. Com certeza o trabalho será ainda mais incrementado. Agradecemos a parceria desta importante instituição”, destacou.

Combate ao tabagismo

De acordo com o Inca, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio, a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

 

  • 29 de abril de 2022

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros