COSEMS/TO PARTICIPA DE OFICINA SOBRE INICIATIVA QUE VAI CAPACITAR PROFISSIONAIS PARA ATUAR CONTRA AS ARBOVIROSES

O COSEMS/TO participou esta semana em Brasília da oficina de alinhamento do Projeto Iniciativa Educacional de Combate ao Aedes. Estiveram presentes o diretor Financeiro Sinvaldo Dos Santos Moraes e o técnico Mikael Aparecido Peixoto.

O encontro apresentou a “Estratégia de Apoio Integrado a Gestores e Profissionais de Saúde dos Municípios no Fortalecimento das Ações de Combate ao Aedes e suas Consequências” que consiste num convênio entre o Ministério da Saúde e o CONASEMS, que vai permitir a capacitar tutores, gestores, profissionais de saúde e técnicos em entomologia, através de cursos a distância, semipresencial e auto instrutivos.

A previsão é de capacitar cerca de 230 tutores e 11.500 profissionais de saúde dos municípios do país. Os tutores vão atuar nas salas de aula auxiliando gestores e equipes técnicas que estiverem sendo capacitados nos cursos EAD de Integração Vigilância em Saúde e Atenção Básica, através do IPADS. O processo seletivo para a contratação desses tutores deve ser realizado nos próximos 3 meses e os cursos estão previstos para o segundo semestre deste ano.

Pelo PROEPI estão previstos os cursos de Vigilância em Saúde e Entomologia.

O objetivo é capacitar os gestores e equipes técnicas para que possam realizar projetos de intervenção de combate ao Aedes em seus territórios, levando em conta as realidades locais.

Os 300 melhores projetos serão selecionados para uma mostra de experiências exitosas, marcada para 2019.

  • 16 de março de 2018

  • Ascom Cosems

Compartilhar

Parceiros