Deputado apresenta na Assembleia Legislativa, Moção de Aplausos ao COSEMS-TO pela realização do Dia D de Enfrentamento da Hanseníase

O deputado estadual Léo Barbosa apresentou nesta quarta-feira, 23, no Plenário da Assembleia Legislativa (Aleto), uma Moção de Aplausos ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) pela realização do Dia D de Enfrentamento da Hanseníase. A proposição também é extensiva ao Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE) do Ministério Público do Estado (MPE-TO), à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) pelo apoio na ação de combate à doença.

Para o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, a Moção é um reconhecimento ao trabalho conjunto planejado pelas instituições. Ele destacou ainda o papel de protagonista das 139 Secretarias Municipais de Saúde, que foram as responsáveis pela realização das ações nos municípios. 

“Todos os 139 Gestores e Gestoras de saúde, e suas respectivas equipes, se engajaram fortemente nesta mobilização estadual, o que fará total diferença nos resultados alcançados, que serão consolidados no próximo dia 30 de novembro. É um trabalho de excelência e que merece esse reconhecimento. No final das contas quem ganha é o nosso SUS, que se fortalece, e a nossa população que recebe informação sobre prevenção, atendimento nas unidades de saúde e tratamento e cura quando confirmada a doença”, disse o Presidente, que também agradeceu ao Deputado pelo reconhecimento. 

Após a apresentação da Moção de Aplausos, o documento é encaminhado para avaliação e, posteriormente, é colocado em votação em Sessão Ordinária no Plenário da Assembleia. Se aprovada, a honraria é encaminhada aos entes citados. 

A hanseníase
 
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade, com relatos de casos desde 600 a.C. Apesar de antiga, ela ainda é um grave problema de saúde pública, especialmente no Brasil, que concentra o segundo maior número de novos casos do mundo, atrás apenas da Índia.
 
A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que afeta principalmente nervos periféricos e a pele. As complicações da doença podem levar a incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e nos olhos.
 
Os sinais mais frequentes incluem dormência, formigamento e diminuição na força física das mãos, pés ou pálpebras, além de manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensação de calor, de dor ou do tato. Em caso de qualquer sintoma é importante que a pessoa busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa. 
 
Dados no Tocantins
 
De acordo com a SES-TO o Tocantins ocupa o 2º lugar nacional no ranking brasileiro de Estados com maior número de notificados com hanseníase. A intenção com a mobilização, além de levar informação sobre prevenção à população, é a de que casos considerados silenciosos sejam identificados no Estado, para que sejam tratados. “Precisamos fomentar ações como estas nos municípios para que os trabalhadores da saúde e pacientes estejam muito bem orientados sobre prevenção, tratamento e cura da doença. É sempre bom lembrar que pacientes que estão em tratamento não transmitem a enfermidade. Além de quebrar a cadeia de transmissão, também é urgente o combate ao estigma e o preconceito”, finalizou o Diretor do COSEMS-TO Amilton Pereira Lopes.

  • 29 de novembro de 2022

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros