Diretora do COSEMS-TO participa de oficinas do Programa Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS

 

Nos dias 26 e 27 de março, em Palmas, a Diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Marleide Batista, representou o órgão em importantes oficinas voltadas para a elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS (PNAIST). 

Estas oficinas, fundamentais para o mapeamento das necessidades locais, visam moldar este programa de relevância para a saúde dos trabalhadores brasileiros. A iniciativa, parte da construção estratégica da PNAIST, busca o desenvolvimento da atenção integral à saúde dos trabalhadores e também a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). A rede compreende uma série de serviços de assistência e vigilância em saúde do trabalhador, no âmbito do SUS. 

Seus objetivos incluem ampliar o acesso e executar ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância em saúde, além de oferecer assistência especializada em saúde do trabalhador. A Renast também busca estimular a articulação e integração com outras redes do SUS, qualificando as ações de saúde do trabalhador nos territórios.

A programação incluiu momentos de abertura em plenária, apresentação da síntese dos levantamentos prévios, orientações para o desenvolvimento das atividades, além de trabalho em grupo e momentos de avaliação e discussão.

  • 27 de março de 2024

Compartilhar

Parceiros