Durante VI Encontro Internacional ComSaúde, idealizadora da estratégia da Saúde da Família no Brasil manda recado aos Secretários do Tocantins

A Assessoria de Comunicação e Imprensa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou entre os dias 18 e 20 de novembro, do VI Encontro Internacional ComSaúde, em Brasília. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Universidade de Brasília (UNB).

Na ocasião ocorreram Mostras cinematográficas, Oficina de Métodos de Pesquisa para Internet, sessões dialogadas, apresentações de trabalhos, além de trocas de experiências entre os profissionais de comunicação de diversos COSEMS do Brasil.

De acordo com o assessor do COSEMS-TO, José Eduardo de Azevedo, o fomento a atividades como essa são muito importantes. Para ele, o contato com a realidade de outros conselhos e as capacitações ofertadas foram o ponto alto do encontro.

“Parabenizo as equipes do Conasems e da UNB que se empenharam tanto em organizar o evento. Com certeza o que foi aprendido será colocado em prática pela nossa equipe no Tocantins. Um dos nossos objetivos agora é o de fortalecer nossa Comunicação, principalmento no que diz respeito à divulgação cada vez mais clara sobre os variados temas que envolvem o SUS. Só tenho a agradecer”, disse.

Recado ao Tocantins

Durante o encontro, a Professora da UNB, Dra. Fátima Sousa, uma das fundadoras do Conasems e idealizadora da estratégia da Saúde da Família no Brasil, falou sobre o papel de protagonista dos municípios no SUS. Por meio de um vídeo, ela mandou um recado especial aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins.

“O Conasems nasceu aqui na UNB, na oportunidade da 8ª Conferência Nacional de Saúde. Estávamos recém-saídos do processo constituinte, onde o SUS foi consagrado na nossa Carta Magna. E à época nós dizíamos que a responsabilidade de criar um sistema dessa envergadura, caberia aos municípios brasileiros.  E hoje, 30 anos depois, não tenho a menor dúvida de afirmar como militante do SUS, Professora da UNB e como defensora incondicional do nosso sistema, que a sustentabilidade e o fortalecimento do SUS está nas mãos de vocês. Cuidem dele. Ele é um patrimônio de todos nós”, declarou.

  • 22 de novembro de 2019

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros