Em Gurupi, COSEMS-TO prestigia “Workshop Agosto Dourado” sobre conscientização da amamentação: Secretário Francisco Ronivon representou o Conselho

 

Por meio do Secretário de Saúde de Araguaçu, Francisco Ronnivon, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou em Gurupi do Workshop Agosto Dourado – Fortalecendo os cuidados da mãe e do bebê: educando e aprendendo. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 26, e foi realizado pela Secretaria de Saúde de Gurupi, por meio da coordenação da Atenção Básica e a equipe da Clínica da Mulher. O Conselheiro do COSEMS-TO e Secretário de Saúde, Sinvaldo Moraes, foram os anfitriões do evento. O Workshop que encerrou as atividades do Agosto Dourado..

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, momentos de compartilhamento e troca aproxima a comunidade dos serviços do SUS. “Momentos como este, são propícios para criar vínculos entre os usuários da rede pública e das equipes de saúde, aprofundando sobre os serviços e estimulando uma participação adequada da família”, frisou Sinvaldo, dando as boas vindas e desejando um evento proveitoso a todos os participantes.

Representando o COSEMS-TO, Francisco Ronnivon, afirmou que Gurupi desponta cada vez mais como referência em saúde pública. “Estive recentemente no congresso em que a equipe de saúde de Gurupi foi premiada e hoje, este evento vem reforçar o compromisso com a qualidade dos serviços e com o incentivo das políticas de saúde ligadas à amamentação”, reforçou Ronnivon.

Palestras
As palestrantes do evento atuam na rede pública de saúde, possuem experiência e vivência no acolhimento das gestantes e mulheres grávidas. Irão compartilhar conhecimento, informação, experiências e cuidados com recém-nascido.

A diretora multidisciplinar do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Patrícia Lira Silva, apresentou as melhores práticas e cuidados com Recém Nascido na Maternidade Pública de Gurupi – HRG. Já a enfermeira e professora especialista em UTI neonatal, que atualmente atua também na Estratégia Saúde da Família, UBS João Manoel, Naiana Mota Buges, trouxe os principais cuidados mais adequados de acordo com os últimos estudos científicos que a mãe, a família e a rede de saúde devem ter em relação ao recém-nascido.

“Os mitos sobre o pré-natal odontológico precisam ser desmistificados. Existem técnicas, produtos e procedimentos que as mulheres grávidas precisam realizar. A saúde bucal interfere na saúde da mulher e do bebê que está sendo gerado”, expôs a odontóloga e professora do centro acadêmico UNIRG, especialista em odontopediatria e servidora da rede pública de saúde bucal do município, Marjorie Andrade, que proferiu a palestra sobre cuidados com a saúde bucal da mãe e do bebê recém-nascido. Marjorie também pontuou sobre o programa “Boquinha do bebê” que é desenvolvido na rede pública de saúde de Gurupi e que faz o acompanhamento das crianças do nascimento até os cinco anos de vida.

A fisioterapeuta, coordenadora do banco de leite do Hospital Regional de Gurupi, pós graduada em micro política em gestão do trabalho, pós graduada em saúde pública, Jaciara Martins de Souza, finalizou as palestras abordando sobre a fisiologia e a anatomia da mãe. “Amamentar é um processo complexo, não é simples. Encorajar e estimular as mulheres para a amamentação é um desafio para todos nós da área da saúde. Precisamos acreditar no poder do leite materno na qualidade de vida da mãe e do bebê”, explanou Jaciara, que sensibilizou a plateia para a importância da doação de leite. Em média, o Banco de Leite do município atende cerca de 4 mil atendimentos mensais.

Depoimentos
O evento contou com o compartilhamento das experiências das mães Laryssa Samara Ferreira Silva de Sá e a Dinysflayth Moira Amorim Lima com a amamentação. A Dinysflayth, que atua como coordenadora da saúde da mulher no Município compartilhou com a plateia sobre os desafios da sua experiência com a ordenha de seu leite. “Minha filha tem um ano e permaneço com a amamentação, e estou realizando um sonho de oferecer essa possibilidade para a minha filha, sem culpa e sem dor no coração, graças à rede de apoio no trabalho e da família”, contou ela.

Durante o workshop, as autoras do livro “Amamentação – o amor em forma de alimento”, Maria das Mercês Alves Mota e Gisela Daleva Costa, puderam expor a obra e fazer a divulgação como mais uma ferramenta de informação sobe a amamentação.

Participaram do Workshop Agosto Dourado o secretário municipal de infraestrutura, Elvan Leão, o coordenador da UPA24H, Alcsandre Miranda, e o secretário municipal da educação Davi Abrantes, que fez o momento devocional na abertura.
 

(Informações e imagem da SECOM/GURUPI)

 

  • 26 de agosto de 2022

Compartilhar

Parceiros