Em reunião com Diretoria da SES, COSEMS-TO debate padronização do sistema de regulação estadual

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) se reuniu nesta terça-feira, 06, por meio de videoconferência, com a Diretoria de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para discutir ações de otimização do processo de regulação pelos municípios. Na ocasião foram estabelecidos encaminhamentos que vão auxiliar Secretários, médicos e técnicos a conduzir da melhor maneira possível o encaminhamento de pacientes para suas respectivas referências.

De acordo com o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Sousa, uma das principais ações que serão realizadas é a de alinhamento entre Estado e Municípios, na forma de regular pacientes. Ele também citou que uma capacitação profissional com todas as Gestões é necessária para essa padronização.

“Precisamos orientar de forma objetiva a forma mais eficiente de regular nossos pacientes. Para isso é necessário que de forma conjunta, SES e COSEMS, façam treinamentos específicos junto às Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, também é importante estreitar os laços entre as Gestões e os Núcleos Internos de Regulação (NIRs), que ficam dentro dos hospitais. Esse é outro ponto que deve ser levado em consideração durante as capacitações”, completou.

Conforme os encaminhamentos da reunião, ficou acordado que as capacitações para a padronização ocorrerão de forma regionalizada, isto é, em cada uma das oito regiões de saúde do Estado: Bico do Papagaio; Médio Norte; Cerrado Tocantins Araguaia; Capim Dourado; Amor Perfeito; Ilha do Bananal, Sudeste e Cantão. Assim que as datas estiverem disponíveis, as informações serão divulgadas às Secretarias Municipais de Saúde, com total suporte da equipe de Apoio e Administrativa do COSEMS-TO.

“É preciso fortalecer também a comunicação entre as Gestões e os responsáveis pelos NIRs. Por isso pedimos que seja trabalhando pela Regulação Estadual, um passo a passo sobre como inserir as demandas no sistema de regulação. Também queremos que seja estabelecido um feedback em tempo oportuno aos municípios, sobre pacientes que foram recebidos pelas referências”, explicou a Secretária Executiva do COSEMS-TO, Anna Crystina Brito.

Capacitação

Entre as discussões sobre a capacitação de profissionais nas Secretarias Municipais de Saúde, a Diretora de Comunicação do COSEMS-TO, Mariana Coelho, deu exemplo de sua Pasta, na cidade de Dueré. Ela explicou que um profissional técnico é o responsável por auxiliar os médicos que não conhecem o sistema de regulação, durante o processo de encaminhamento de pacientes. “Como a rotatividade de médicos na assistência é contínua, torna-se importante identificarmos um profissional dentro da Secretaria Municipal de Saúde para trabalhar essa questão da Regulação e para acompanhar as demandas”, explicou.

Processo de regulação

O fluxo de regulação leitos inicia-se com o processo de inclusão da solicitação no Sistema Estadual de Regulação (SER). A solicitação é avaliada pelo médico regulador que, de acordo com o protocolo de acesso, verifica se a solicitação é pertinente ou não. Após a aprovação da solicitação, inicia-se a busca pelo leito, a qual é priorizada pela gravidade do quadro clínico apresentado, respeitando a estabilização e condições de deslocamento de cada paciente. 

“No contexto da pandemia da Covid-19, a regulação de leitos considera-se ainda o potencial de assistência ofertada ao paciente, onde pacientes de localidades com recursos limitados tem prioridade, dependendo da gravidade do quadro, sobre pacientes que estão em unidades de saúde com melhores recursos terapêuticos”, explicou a diretora de Regulação da SES, Celeste Moreira Barbosa. 

O trabalho de regulação funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções. O objetivo é o de garantir a organização das redes e fluxos assistenciais, provendo acesso equânime, integral e qualificado aos serviços de saúde.

  • 06 de abril de 2021

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros