Em reunião, COSEMS-TO propõe fortalecimento do diálogo com a SES-TO e estruturação de uma agenda ativa

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) realizou nesta quinta-feira, 19, no Auditório da Secretaria de Saúde (SES-TO), em Palmas, a sua 8ª Reunião Ordinária. Estavam presentes Secretários e Secretárias de diversos municípios, que debateram questões de interesse das gestões municipais. 

Já na parte da tarde ocorreu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença do secretário de Estado da Saúde Luiz Edgar Tolini. 

Na ocasião, foi debatida a proposta de firmar um termo de compromisso para o fortalecimento do diálogo entre os entes e a estruturação de uma agenda ativa junto à SES-TO. O objetivo é o de melhorar a qualidade da saúde nas cidades. Os pontos defendidos pela Diretoria e oficializados por meio de uma minuta ao secretário Luiz Edgar Tolini foram:

1. Fortalecimento da parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, com a quitação da contrapartida Estadual; 

2. Reestruturação da rede assistencial (ambulatorial e hospitalar) com a implementação e investimento nas unidades hospitalares Municipais, HPP e Hospitais Regionais do Estado;

3. Readequação do corpo clínico dos Hospitais Regionais para atender as principais especialidades (cirurgia, ortopedia, cardiologia, obstetrícia, pediatria, anestesiologia e ginecologia), para atender as urgências e emergências e as demandas de cirurgias eletivas; 

4. Rediscussão da Portaria nº 68/2019;

5. Implementação dos serviços ofertados pela Programação Pactuada Integrada (PPI) de responsabilidade do Estado;

As respostas às solicitações feitas devem ser apresentadas na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro.

  • 19 de setembro de 2019

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros