Evento "Acolhimento de Gestores de Saúde de 2024" fortalece parcerias e estratégias para a saúde no Tocantins

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu na última sexta-feira (01/03) o evento "Acolhimento de Gestores de Saúde de 2024" em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde e a Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins. O encontro reuniu autoridades, lideranças políticas e profissionais da saúde para discutir o tema "Fortalecendo Alianças e Estratégias para a Saúde no Tocantins".

Com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre os gestores de saúde, o evento busca estimular a cooperação entre as esferas municipal, estadual e federal. Por meio de palestras e discussões, o COSEMS-TO visa fortalecer o compromisso com a saúde pública e construir parcerias para potencializar as ações em prol da população tocantinense.

Evento lotou o Auditório do Palácio Araguaia - Foto: Eduardo Azevedo

Durante o evento, foram realizados diversos atos simbólicos que visam fortalecer as alianças e parcerias em prol da saúde no estado. Destacam-se a assinatura de uma minuta de Projeto de Lei para o reconhecimento do COSEMS como entidade de utilidade pública, a assinatura de um protocolo do projeto Rede Colaborativa Ampliada, e a formalização de um Termo de Colaboração entre a Secretaria de Estado da Saúde, o COSEMS-TO e o Deputado Federal Ricardo Ayres para custeio de despesas operacionais, incluindo a aquisição de um veículo oficial para o COSEMS.

Além disso, foi assinada uma carta de intenção entre a Secretaria de Estado da Saúde e o COSEMS-TO para fortalecer a capacidade técnico-administrativa dos municípios e promover o intercâmbio de experiências relacionadas à gestão do trabalho e educação na saúde.

Em reconhecimento aos esforços dedicados ao fortalecimento do Conselho e ao apoio às Secretarias de Saúde do estado, o COSEMS-TO conferiu o título de 'Persona Honorata' ao Secretário de Estado da Saúde Carlos Felinto Júnior, ao Deputado Estadual Gutierres Toquarto, ao Deputado Federal Ricardo Ayres e ao Presidente do Conasems Hisham Hamida.

Presidente do COSEMS-TO Yatha Anderson - Foto: Eduardo Azevedo

De acordo com o Presidente do COSEMS-TO, Yatha Anderson, o Acolhimento reafirma o compromisso do Conselho em promover a integração e o fortalecimento das ações em prol da saúde no Tocantins, destacando a importância da cooperação entre as diferentes esferas de governo e instituições para o bem-estar da população. “Foi muito gratificante ver todos os nossos colegas Secretários presentes em um evento tão importante quanto este. Agradeço com toda humildade o apoio e reforço o meu compromisso, em nome de toda a Diretoria, de continuar trabalhando pelo fortalecimento do nosso Conselho e das nossas Secretarias de Saúde”, disse.

Presidente do CONASEMS Hisham Hamida - Foto: Eduardo Azevedo

O presidente do Conasems, Hisham Hamida, também agradeceu à oportunidade de estar presente no Tocantins e reforçou o compromisso do Conselho Nacional com as Gestões municipais de saúde do Estado. "É uma satisfação estar aqui presente neste evento tão significativo, representando o Conasems. Quero expressar minha gratidão ao COSEMS-TO e a todas as autoridades e gestores presentes por esta calorosa recepção. Este encontro anual é uma oportunidade ímpar para fortalecermos as parcerias e estratégias que visam melhorar a saúde em nosso país, e estou certo de que juntos podemos alcançar grandes avanços. Agradeço pelo convite e reforço nosso compromisso contínuo em trabalhar em prol do bem-estar da população tocantinense e de todo o Brasil", disse.

Assinatura de parcerias e conquistas para o COSEMS e para as 139 Gestões de Saúde - Foto: Eduardo Azevedo

A programação

Pela manhã, a programação do "Acolhimento de Gestores de Saúde 2024" iniciou-se com a inspiradora palestra "Maverick Day – Os códigos da Liderança", promovida pelo Secretário-Executivo do COSEMS-TO Vânio Rodrigues. Em seguida, ocorreu a cerimônia de abertura, marcada pela presença de autoridades e gestores da saúde, que deram as boas-vindas aos participantes. A manhã foi especialmente dedicada à assinatura de parcerias e anúncios de conquistas significativas para o COSEMS-TO e para as 139 Secretarias Municipais de Saúde. Ao final houve a concessão dos títulos de 'Persona Honorata' às autoridades que contribuíram para o fortalecimento do Conselho.

Na parte da tarde, a programação continuou com a realização da Assembleia Geral e a apresentação da Prestação de Contas referente ao ano anterior, que foram aprovadas pelos participantes. Em seguida, foram apresentados novos apoiadores, a equipe NIPE/TO e a Referência Estadual do Programa 'Mais Médicos'. A tarde também reservou espaço para a apresentação dos novos representantes das Comissões Intergestores Regionais (CIRs), consolidando o compromisso com a representatividade local. O evento encerrou-se de maneira produtiva, reforçando a importância do diálogo e da colaboração para o fortalecimento contínuo da saúde no Tocantins.

Presenças 

No evento "Acolhimento de Gestores de Saúde de 2024", estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o deputado federal Ricardo Ayres e o estadual Gutierres Toquarto; o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior; o Superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivan Milhomem; e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde Mário Benício.

 

  • 05 de março de 2024

Compartilhar

Parceiros