Fórum de Debates realizado pelo CONASEMS e CONASS trata questões cruciais para o SUS

O CONARES- Conselho Nacional de Representantes Estaduais esteve reunido em São Paulo nos dias 14 e 15 de setembro para debater vários assuntos ligados à gestão do SUS, dentre eles o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o Caixa Único e a PEC 22, que garante o valor equivalente a dois salários mínimos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além de retomar o tema da Reforma Psiquiátrica, iniciado na última CIT.

O Cosems/TO esteve representado pelo presidente Vânio Rodrigues, e os vice-presidentes, Jean Luís Coutinho e Nésio Fernandes.

Confira como foram os debates, clicando nos links abaixo: 

CONARES discute possível bloqueio do PFVS, Caixa Único e Saúde Mental

Fórum de Debates: Economistas apresentam principais temas atuais que impactam o SUS

 

Confira a seguir a análise do presidente Vânio Rodrigues sobre o que foi tratado na reunião.

 

Destaques do Fórum:

O Fórum de Debates realizado pelo CONASEMS e CONASS, por meio de diversos representantes que militam no SUS, abordou os olhares de diferentes pontos de vista sobre a reforma tributária e novo regime fiscal. Com destaque ao tão famigerado e real sub-financiamento do SUS e da necessidade de um novo pacto federativo para atender um sistema que tem como eixo estruturante a universalidade e com recursos finitos.

Por vezes, nos deparamos com declarações simplistas e superficiais culpando os gestores pela falta de recursos do SUS para realizar os atendimentos necessários. Porém, nós que vivemos cotidianamente a realidade da Saúde pública, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que faltam sim recursos para atender a população conforme dita os preceitos constitucionais de nossa Carta Maior.

Parafraseando o professor de economia da USP, Áquilas Mendes, “é necessário fazer propostas para o SUS pertinentes à realidade. Não existem soluções simples para problemas complexos”.

É louvável como o CONASEMS e CONASS, bem como a sociedade civil organizada, têm discutido a fundo, os problemas atinentes á Saúde nos mais diversos fóruns, se posicionando de forma clara e objetiva à cerca da realidade dos municípios que esgotaram sua capacidade de investimento, aplicando muito além do mínimo constitucional. Quando analisamos a série histórica dos percentuais investidos na Saúde, é exatamente este ente que mais tem investido, onde a curva é literalmente ascendente e os demais entes se mostram estáticos ou decrescentes.

 

Vânio Rodrigues

Presidente do COSEMS/TO

  • 18 de setembro de 2017

  • ASCOM COSEMS/TO / CONASEMS

Compartilhar

Parceiros