Grupo Executivo debate os avanços do Projeto Apoiadores com a diretoria do COSEMS/TO

Os desafios enfrentados pelos gestores do Sistema Único de Saúde nos municípios Tocantins e o papel dos Apoiadores neste contexto foram os principais temas da reunião realizada no auditório do Núcleo do Ministério de Saúde em Palmas, entre diretores do COSEMS/TO e assessores do Grupo Executivo do Projeto Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS. Denise Rinehart – assessora técnica do CONASEMS, Marcelo Machado – assessor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Roberta Coutinho – representando o Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde, compõem o chamado Grupo Executivo, responsável pelo planejamento, monitoramento e análises do Projeto dos Apoiadores, e estão visitando os estados para conhecer a realidade nas rotinas de trabalho das equipes.

Na reunião com a diretoria, o Grupo Executivo apresentou os objetivos e os avanços do projeto iniciado em maio do ano passado. Ouviu dos secretários presentes os anseios da maioria dos gestores públicos do SUS para a melhoria de qualidade dos serviços prestados à população, e também relatos de como os Apoiadores estão contribuindo para que os gestores usem os instrumentos de certos para decisões mais conscientes e ajustadas com a realidade, que planejem com propriedade e alcancem as metas pactuadas.

O presidente Vânio Rodrigues enfatizou os investimentos já realizados pelo COSEMS/TO com recursos próprios, para apoiar as ações do projeto, que chegam a quase R$ 100 mil, e foi além: “Acreditamos tanto no projeto e nos bons resultados que traz para o fortalecimento do SUS municipal, que  estamos trabalhando para ampliar o número de apoiadores no Tocantins, que serão mantidos com recursos próprios do COSEMS/TO. Espero em breve poder confirmar esta conquista.”

“O Tocantins é o 8º Estado visitado pelo Grupo Executivo e esta iniciativa de ir aos estados foi idealizada para que tivesse uma visão de como o projeto está se desenvolvendo e ter a oportunidade de conversar com as diretorias dos COSEMS e conhecer as expectativas ligadas ao projeto”, salientou Denise Rinehart.

Nesta quinta-feira (18) será a vez do Grupo Executivo acompanhar a realização da Reunião Ordinária do COSEMS/TO e da CIB, finalizando a agenda da visita ao Tocantins.

  • 18 de outubro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros