Grupo Executivo participa da oficina de planejamento da Região Cerrado

Começou na manhã desta quarta-feira (17) a Oficina de Planejamento do Apoio Institucional para a Região Cerrado Tocantins Araguaia, destinada a multiplicar conhecimentos para a atuação dos gestores frente aos desafios de planejamento e execução das metas pactuadas para o SUS municipal.

A oficina segue um cronograma do Apoio Institucional para atender, sob demanda, cada Região de Saúde, mas esta, em especial, está recebendo a visita de membros do Grupo Executivo do Projeto Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS.  O grupo é formado por membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e tem por objetivos conhecer a realidade local, promovendo a aproximação ao projeto e criando a oportunidade para a escuta qualificada para acolher sugestões e impressões dos gestores assistidos pelo projeto.   

Para o coordenador Wolney Jácomo, a participação do Grupo Executivo vai permitir que conheçam de perto a realidade do trabalho realizado: “Como eles ficam distantes e só tem contato com os nossos relatos, através desta visita vão poder conhecer melhor a prática da organização do processo de trabalho, além de trazer mais autenticidade ao trabalho que nós realizamos.”  

Denise Rinehart, assessora técnica do CONASEMS, faz parte do Grupo Executivo e destaca a grande motivação para criar o Projeto da Rede Colaborativa: "Hoje a gente discute em todas as regiões de saúde o que significa as políticas pactuadas em CIT, o que defende o CONASEMS para os municípios, a importância da regionalização, da revisão das regiões de saúde, do plano regional Integrado, temas que são fundamentais que antes se discutia em Brasília ou nas capitais, e que hoje chegam mais rápido e mais vivos ao interior e voltam para as entidades com essa escuta mais sensível, mostrando se estão dando resultado, se estão melhorando a vida do usuário do SUS”.  

O projeto Apoiador conta hoje com 174 apoiadores, 26 coordenadores e o assessor do projeto Marcelo Machado, que também está em visita ao Tocantins: “Temos o objetivo de sentir na pele as dificuldades que os nossos apoiadores sentem, de deslocamento, das facilidades e dificuldades. Queremos ver ao vivo o que nos chega através dos relatos e acompanhar a aplicabilidade desses conteúdos que são passados em cursos".

O Grupo Executivo se completa com Roberta Coutinho que atua no Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde. Ela destaca o quanto o projeto já gerou resultados positivos: “O projeto vem enriquecer e fortalecer a gestão municipal e a gente percebe que melhorou a qualificação dos instrumentos de gestão, o planejamento desses municípios. O apoio institucional do Ministério da Saúde vem complementar e apoiar a atuação do Apoiador, articulando com o Apoiador do Cosems e a Secretaria Estadual fazendo chegar a informação até às pontas”.    

De uma forma geral, os resultados alcançados em nível nacional já estão sendo comemorados e destacados. Algumas CIR’s que não existiam, passaram a se reunir; houve a qualificação da pauta que passou a ser construída com base na necessidade do município, ou seja, do usuário; e a melhor organização dos COSEMS nas esferas regionais, tendo diretores regionais que falem de acordo com o colegiado representativo.

A visita do grupo Executivo ao Tocantins segue com uma reunião com a diretoria do COSEMS/TO ainda nesta quarta-feira, e na quinta-feira eles participam da Reunião Ordinária e da CIB.  

  • 17 de outubro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros