MACRO REGIÕES, CRONOGRAMA DO PRI E COMBATE A SÍFLIS SÃO DESTAQUES NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COSEMS E NA CIB DE JULHO

Os critérios usados para definir a divisão do Tocantins em macro regiões de saúde e o aumento no número de casos de sífilis no Tocantins foram assuntos de destaque tratados durante a 5ª Reunião Ordinária do Cosems na manhã desta quinta-feira (19) e na CIB realizada no período vespertino. A pauta contou com 63 itens que foram apresentados e debatidos pelos mais de 70 gestores e técnicos presentes.

A apresentação da proposta de conformação das macro regiões foi feita pela técnica da Gerência de Desenvolvimento e Políticas da Saúde, Marleide Aurélio, demonstrou que será adotado para o Tocantins a divisão em 2 macro regiões, Palmas (Centro-Sul) e Araguaína (Norte), conforme o que já vinha sendo praticado. O estudo que validou a divisão foi baseado nos atendimentos oferecidos em 3 áreas (oncologia, cardiologia e materno infantil), além de considerar distâncias percorridas e a resolutividade dos casos.

Em seguida, a técnica fez uma apresentação do cronograma do Planejamento Regional Integrado (PRI) conforme as Resoluções CIT Nº 23/2017 e 37/2018, que vão servir de base para os municípios também realizarem seus Planos. A partir deste PRI, o Estado e os municípios vão realizar as ações irão desenvolver para operacionalizar a resolução nº 3723. Segundo Marleide Aurélio, o cronograma abrange 2 anos e estará em constantes ajustes durante o período, considerando também a necessidade dos municípios. Cada secretário presente recebeu uma cópia do documento que será enviado ao Ministério da Saúde. A técnica ratificou a disponibilidade da Secretaria de Estado da Saúde em ajudar os municípios na revisão e na elaboração dos Planos Municipais, já que 50% dos municípios ainda não entregaram o documento.

Outro momento que mereceu a atenção de todos os secretários de saúde foi a apresentação do Projeto Interfederativo de Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida da Sífilis, realizado pelo Ministério da Saúde. A apresentação foi feita pela apoiadora do projeto, Marleide Florêncio, que destacou a gravidade dos números de sífilis no Tocantins, em especial o número de sífilis congênita nos bebês e mortes de recém nascidos em função da doença. (foto)  

Todos os pontos de deliberação e homologação foram aprovados durante a CIB.

Ainda durante a 5ª Reunião Ordinária do Cosems também foi anunciada a mudança no local da realização das CIR’s, que aconteceriam nas regiões, mas devido a uma portaria publicada pelo Estado, passam a ser todas realizadas em Palmas.

A próxima reunião da CIB está marcada para 23 de Agosto.

  • 20 de julho de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros