NOTA – Divulgação de casos da Covid-19 nos municípios

NOTA – Divulgação de casos da Covid-19 nos municípios

O COSEMS-TO informa a todos os(as) Secretários(as) Municipais de Saúde e toda a população das nossas cidades tocantinenses, sobre questões técnicas que envolvem a realização e divulgação dos testes para Covid-19. 

Alguns resultados dos exames da Covid-19, realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) e feitos em dias diferentes, podem ser divulgados de forma conjunta. Isso ocorre porque há prioridade na detecção da doença em pacientes específicos, como os internados e candidatos à doação de órgãos. Estes casos, por exemplo, requerem um diagnóstico mais urgente, com prioridade sobre outros, com prazo de 24h para liberação dos resultados.

Portanto, como forma de esclarecimento, pedimos aos cidadãos e cidadãs a compreensão de que às vezes uma quantidade maior de casos em seu município pode ser divulgada de forma acumulada, devido a muitas prioridades na fila de análise. Há resultados dos que não são prioridades que demoram, por exemplo, até mais de quatro dias úteis para serem divulgados. 

Caso você veja a divulgação de casos superiores ao normal em sua cidade, procure informação junto a Secretaria de Saúde da sua cidade para saber se é uma situação como esta. Todos e todas no combate à desinformação. 

  • 20 de julho de 2020

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros