Nova Mesa Diretora do COSEMS-TO é eleita: Secretário da Saúde de Caseara Rondinelly da Silva e Souza é o novo Presidente

 

A chapa “COSEMS Autêntico e Representativo”, encabeçada pelo secretário de saúde de Caseara, Rondinelly da Silva e Souza, foi eleita por aclamação na tarde desta terça-feira, 23, para assumir a Diretoria e Conselho Fiscal do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO). Os novos membros ficarão a frente do COSEMS-TO pelo período de dois anos. A posse dos eleitos ocorreu logo após a eleição.

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada em formato virtual devido ao aumento significativo de casos da COVID-19 e ao Decreto Municipal de Palmas nº 1.996 de 19 de fevereiro de 2021, que estabelece regras para realização de eventos na Capital.

Em sua primeira fala como Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Souza, agradeceu ao Presidente do CONASEMS, Willames Freire, que participou do evento Acolhe SUS 2021, todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins e os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal. Ainda durante sua fala, Rondinelly agradeceu ao agora ex-presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, pelo consenso estabelecido em prol da saúde dos municípios tocantinense.

“Não posso deixar também de agradecer a nossa prefeita de Caseara, Ildislene Santana, que permitiu e apoiou essa conquista, o nosso vice Francisco Neto (Didi), vereadores e servidores da nossa Secretaria Municipal de Saúde. Todos vocês fazem parte dessa vitória. Com orgulho podemos dizer que hoje Caseara representa os 139 municípios do Tocantins”, completou.

Compromissos

Com um discurso de união e propositivo, Rondinelly afirmou em seu discurso que toda a nova diretoria manterá o bom trabalho que vem sendo desenvolvido, mas que inovará no que for preciso. “É com muita alegria, humildade e satisfação que hoje podemos dar mais um passo na busca por uma saúde justa, digna, igualitária a todos os cidadãos e cidadãs do nosso Tocantins”, disse.

Ele reforçou seu compromisso de dar total apoio às Regiões de saúde, exercendo com a equipe de apoio e administrativa, a atenção aos Gestores na ponta, com respostas junto aos municípios. “Vamos apoiar todas as Secretarias Municipais de Saúde de forma municipalista, indo até as nossas cidades, pois sabemos que os problemas estão lá. Esse é um dos nossos compromissos”, afirmou.

Relação com o Estado

O COSEMS tem um papel decisivo no que diz respeito às tomadas de decisões relativas à saúde Municipal e Estadual. A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), por exemplo, é um local em que o Conselho tem voz e voto e onde ocorrem inúmeros debates. “Quero dizer ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde que vocês têm um parceiro para resolver os problemas e dificuldades que assolam a saúde do Tocantins. Estaremos firmes e sempre debatendo, como fazemos, mas primando sempre em solucionar o que precisa ser solucionado”, destacou Rondinelly.

Outro compromisso firmado pelo novo Presidente é o de estabelecer um canal de diálogo com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), órgão que representa todos os prefeitos e prefeitas do Tocantins.

Futuro

Ao final de sua fala, Rondinelly, em nome de toda a Diretoria, reforçou o compromisso com as Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. “Contem com a gente. Não tem dia e não tem hora. Eu também costumo dizer uma frase que me acompanha durante toda a minha vida, que é a seguinte: ‘Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade’. Obrigado a todos e a todas”, finalizou.

Confira a composição

Diretoria

Presidente: Rondinelly da Silva e Souza (Caseara)
1º Vice-Presidente: Jair Pereira Lima (Piraquê)
2º Vice-Presidente: Lucione de Oliveira Negre (Monte do Carmo)
Diretoria Administrativa: Maria das Dores Abreu Farias (Sítio Novo)
Adjunto da Diretoria Administrativa: Valéria Silva Paranaguá (Palmas)
Diretoria de Comunicação: Mariana da Silva Coelho (Dueré)
Adjunto da Diretoria de Comunicação: Ana Paula dos Santos Andrade (Araguaína)
Diretoria Financeira: Amilton Pereira Lopes (Itapiratins)
Adjunto da Diretoria Financeira: Renato Donizeti Fischer (Miranorte)
Diretoria de Descentralização e Regionalização: Wilkey Fernando Lourenço (Cristalândia)
Ajunto da Diretoria de Descentralização e Regionalização: Cléber Flávio de Paula Teixeira (Arraias)

Conselho Fiscal

1º Conselheiro Titular: Laércio Batista Nunes (Lizarda)
2º Conselheiro Titular: Sinvaldo dos Santos Moraes (Mateiros)
3º Conselheiro Titular: Yatha Anderson Pereira Maciel (Ausgustinópoli)
1º Conselheiro Suplente: Israel Leite Furtado (Dianópolis)
2º Conselheiro Suplente: Samara dos Santos Rezende Feitosa (Bandeirantes)
3º Conselheiro Suplente: Jussicleide Borges Araújo (Talismã)

  • 23 de fevereiro de 2021

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros