Nova Mesa Diretora do COSEMS-TO é empossada: Secretário da Saúde de Alvorada Roberto Sampaio é eleito Presidente

O Secretário da Saúde de Alvorada, Roberto Sampaio, foi eleito nesta terça-feira, 23, em Palmas, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), para o biênio 2019/2020. A eleição ocorreu durante todo o dia e a posse da nova Mesa Diretora às 18h. Em sua fala, Sampaio agradeceu a todos os secretários e secretárias municipais que confiaram o voto em seu nome. Na ocasião, ele também falou sobre o trabalho que será realizado a frente do COSEMS-TO.

“Fui eleito para trabalhar em prol das 139 secretarias municipais de Saúde e vamos implementar as mudanças necessárias para o bom funcionamento do Conselho. Precisamos expandir o COSEMS além do prédio. Ele precisa ser conhecido, forte e bem relacionado. Nossa Gestão com certeza será marcada pela transparência, enxugamento, pela construção de um novo caminho e pela aquisição de patrimônio”, declarou.

O COSEMS-TO foi fundado em 1991, registrado em cartório no ano de 1997, e é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de representar os Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, junto às instâncias institucionais do SUS. É através do COSEMS que o gestor Municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite e também compõe, por meio do Colegiado Nacional, a Comissão Tripartite.

O COSEMS-TO também tem como missão trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando os gestores municipais de saúde, e atuando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações para seus membros. Tudo isso por meio da participação efetiva na formulação das políticas públicas de saúde dos municípios do Tocantins.

 

Autoridades

Diversas autoridades parabenizaram a nova Mesa Diretora do COSEMS-TO. Para o Prefeito de Alvorada, Paulo Antônio, a eleição do Conselho é um reconhecimento à capacidade de trabalho, compromisso e ética de toda a equipe, mas especialmente de Sampaio. “Temos obtido diversos resultados positivos na Saúde de Alvorada. As pessoas de todo o Estado têm visto esse trabalho, que hoje é confirmado com a eleição do meu amigo Roberto”, afirmou.

Para a Promotora de Justiça do Ministério Público, Maria Roseli de Almeida Pery, o fato de a eleição ter sido por aclamação, é um ponto positivo para uma gestão de resultado. “Para além disso o conhecimento, a experiência e o entusiasmo com que o Presidente do COSEMS  Roberto Sampaio  tomou posse, bem como os Membros da Diretoria, sinalizam que ações inovadoras serão colocadas em prática para fortalecer a gestão Municipal do SUS no Tocantins”, completou.

A deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Valderez Castelo Branco, também participou da posse e desejou sucesso a Sampaio e à nova Mesa Diretora nessa empreitada. “Já trabalhei com o Roberto e sei da sua capacidade. Com certeza ele e toda a Mesa Diretora farão uma excelente Gestão à frente do COSEMS”, disse.

O deputado estadual Jair Farias foi outro parlamentar que prestigiou a posse. Ele falou sobre a importância da saúde para as pessoas, para os municípios e se colocou à disposição do COSEMS-TO. “Roberto e toda equipe, vocês têm neste Deputado um companheiro sempre pronto para ajudar as nossas cidades. Conte comigo naquilo que for possível e no que eu puder ajudar”, destacou.

Também prestigiou o evento o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, representando o Governador Mauro Carlesse, a Promotora de Justiça do Ministério Público Maria Roseli de Almeida Pery, o vice-prefeito de Alvorada, Terra Seca, secretários e secretárias municipais da Saúde, imprensa, familiares dos membros da nova Mesa Diretora, e membros da sociedade civil.

 

Mesa Diretora Biênio 2019/2020

Presidente Roberto Sampaio – Secretário Municipal de Saúde de Alvorada

1 º vice-presidente Jair Pereira Lima – Secretário Municipal de Saúde de Nova Olinda

2º vice-presidente Maria das Dores Abreu Farias - Secretária Municipal de Saúde de Sítio Novo

Diretor administrativo Amilton Pereira Lopes - Secretário Municipal de Saúde de Itapiratins

Diretor administrativo adjunto Paula Sabrine Caldeira - Secretária Municipal de Saúde de Chapada de Areia

Diretor de comunicação Warley Coelho Cirqueira - Secretário Municipal de Saúde de Novo Jardim

Diretor de comunicação adjunto Lucione de Oliveira Negre - Secretário Municipal de Saúde de Monte do Carmo

Diretor financeiro Rondinelly da Silva e Souza - Secretário Municipal de Saúde de Caseara

Diretor de descentralização e regionalização Valéria Silva Paranaguá - Secretária Municipal de Saúde de Lajeado

Diretor de descentralização e regionalização adjunto Nelson Queiroz de Souza Neto -  Secretário Municipal de Saúde de Maurilândia

 

Conselho

1º Conselheiro Titular Eliaquim Ferreira Mendonça - Secretário Municipal de Saúde de Campos Lindos

2 º Conselheiro Titular José Nelson Brito da Silva - Secretário Municipal de Saúde de Riachinho

3 º Conselheiro Titular Edimar Sônia da Silva – Secretária Municipal de Saúde de Conceição do Tocantins

1º Conselheiro Suplente Sherlla Monsione Moreira Borges - Secretária Municipal de Saúde de Pequizeiro

2º Conselheiro Suplente Rento Donizeti Fischer - Secretário Municipal de Saúde de Miranorte

3º Conselheiro Suplente José Júnior Neres da Silva - Secretário Municipal de Saúde de Luzinópolis

 

 

  • 25 de abril de 2019

  • Ascom COSEMS TO / Eduardo Azevedo

Compartilhar

Parceiros