Novos fluxos da rede de Urgência e Emergência são apresentados em Câmara Técnica

A diretoria do COSEMS-TO participou nesta sexta-feira (21) da Câmara Técnica onde foi apresentada a nova estrutura dos fluxos da rede de Urgência e Emergência para as Regiões de Saúde do estado.  A demanda que originou nas reuniões das CIR’s, vem sendo cobrada há várias reuniões por municípios que tiveram as referências alteradas prejudicando o deslocamento de pacientes e aumentando os custos de transportes para os municípios. Mas nenhum prejuízo se compara às vidas perdidas nas estradas para se buscar atendimento em hospitais de referência muito distantes.

Estiveram presentes representando o COSEMS-TO o vice-presidente Jean Luís Coutinho e os diretores Rodolfo Martins, José Martins e Anna Cristina Bezerra. 

O modelo apresentado na manhã desta sexta-feira agradou ao diretor Rodolfo Martins: “Na região sudeste por exemplo, estavam encaminhando nossos pacientes de Dianópolis para Gurupi, totalmente contra-mão para o nosso município. A gente vinha cobrando e hoje pela manhã tivemos a oportunidade de discutir e conhecer o novo fluxo que representa um ganho, pois vai voltar a ser como primeira referência o Hospital de Dianópolis, depois Porto Nacional e Palmas.

Outras regiões também terão o fluxo alterado, levando em consideração a localização geográfica, logística e distância a ser percorrida. A alteração dos fluxos busca atender às solicitações dos municípios e um melhor serviço à população.

A previsão é de que a proposta final seja apresentada na próxima CIB para a apreciação do colegiado.

  • 21 de setembro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros