Planejamento estratégico regional de saúde é discutido por grupo técnico

Aconteceu nesta terça-feira, 17, reunião para tratar da portaria que vai criar o Grupo técnico responsável pela difusão e construção da proposta do Planejamento Estratégico Regional de Saúde. Foram abordadas ainda, a metodologia de elaboração do Planejamento e a agenda de trabalho. O Grupo técnico será formado por representantes das oito regiões de saúde do Estado.

A reunião aconteceu em Palmas, no escritório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems/TO), com os integrantes do “Grupo técnico de contratualização” do Planejamento estratégico formado pelo Secretário Executivo do Cosems/TO, Sinvaldo Moraes, a superintendente de Vigilância e Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Liliana Fava; o Gerente de Desenvolvimento e Políticas em Saúde/Sesau, Carlos Felinto; a Superintendente de Planejamento do SUS/Sesau, Ludmyla Sara Costa Silva Amorim e  Marleide Aurélio da Silva/Sesau.

Moraes explica que inicialmente, a proposta será discutida e apresentada nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) após, em reuniões agendadas para 16 de junho e 22 de julho, quando será discutido o “mapa da saúde no Estado;  29 de agosto – instrumentos de gestão( plano municipal de saúde, programação anual de saúde e relatórios de gestão) e, 23 de setembro - monitoramento e avaliação do Plano.

As discussões visando à elaboração de um Plano integrado regional na área da saúde começaram na última sexta-feira, 13, em Palmas, na Oficina de trabalho para construção da proposta de planejamento regional”, com a participação do presidente do Cosems, Vânio Rodrigues de Souza, secretários municipais de saúde do Tocantins, representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).  

Na ocasião, foi apresentada a proposta de criação do Planejamento Estratégico de Saúde. O Plano tem como base o Decreto 7.509 que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), no que refer ao planejamento de saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

  • 17 de maio de 2016

  • Mariah Soares/Ascom Cosems/TO

Compartilhar

Parceiros